Montagem - Jonas, Robben e Xavi

Jonas, Robben e Xavi foram alguns jogadores que se aposentaram (Foto:AFP; Divulgação/Bayern de Munique; AFP)

LANCE!
10/07/2019
11:48
São Paulo (SP)

Neste período de pré-temporada, vários jogadores que tiveram destaque no futebol mundial, anunciaram a aposentadoria dos gramados. O caso mais recente é do atacante brasileiro Jonas, de 35 anos, com passagem marcante pelo Benfica, de Portugal, e que também atuou no Santos. 

O LANCE! relembra outros atletas cujos contratos se encerraram no dia 30 de junho, que penduraram as chuteiras nesta pré-temporada europeia e que irão deixar saudades em todo fã de futebol. 

Jonas

Único brasileiro artilheiro nas principais ligas da Europa, Jonas terminou o Campeonato Português com impressionantes 34 gols pelo Benfica.
Jonas se aposentou aos 35 anos de idade (Foto:AFP)

O atacante brasileiro Jonas, de 35 anos, anunciou a aposentadoria do futebol. Jonas se despedirá da torcida do Benfica nesta quarta-feira, durante o evento de apresentação do elenco para a  temporada 2019/20.O ex-jogador do Grêmio e do Santos, defendeu o clube português por cinco temporadas, criando grande identificação com os torcedores. Marcou 137 gols em 183 jogos, tendo a melhor média de sua carreira: 0,75 gols por partida.

Jonas encerrou sua carreira com 575 jogos profissionais e um total de 300 gols marcados com as camisas de Guarani, Santos, Portuguesa, Grêmio, Valencia e Benfica, além da seleção brasileira - com doze jogos disputados. O brasileiro conquistou nove títulos nos clubes em que passou.

Robben

Robben Bayern de Munique
O holandês Robben anunciou aposentadoria (Foto: AFP)

O atacante holandês Arjen Robben foi outro atleta que decidiu se aposentar dos gramados. Ex-jogador do Bayern de Munique (ALE), Chelsea (ING) e Real Madrid (ESP), Robbem fez 210 gols em 19 anos de carreira e também foi vice-campeão mundial em 2010 com a seleção holandesa.

Em 19 anos de carreira, Robben disputou mais de 600 partidas e anotou 210 gols. Pela seleção holandesa, também brilhou, disputando três Copas do Mundo (2006, 2010 e 2014), sendo um dos principais jogadores da seleção.

Petr Cech

Petr Cech (Foto: Saeed Khan/AFP)
Petr Cech se aposentou ao final da temporada (Foto: Saeed Khan/AFP)

Após despontar pelo Sparta Praga, da República Tcheca em 2001, o tcheco Petr Cech, de 37 anos, chamou a atenção do Chelsea em 2004 quando defendia o francês Rennes. Nos Blues, foram 11 anos (2004 a 2015), 494 jogos (com 228 sem sofrer gols), além das conquistas de quatro Premier Leagues, uma Liga dos Campeões (2011/12) e quatro Copas da Inglaterra. Jogou pelo Arsenal, antes de encerrar a carreira.

Após pendurar as chuteiras, Cech foi anunciado como assessor técnico e de desempenho do time londrino e fará parte da comissão técnica da equipe.

Xavi

Xavi
Xavi pendurou as chuteiras e deseja ser treinador (Foto: Divulgação)

Em comunicado no começo de maio, Xavi avisou que deixará de ser atleta ao término desta temporada e já projetou seu futuro em sua nova função: treinador de futebol. O último clube da carreira do meia, foi o Al Sadd (QAT).

Xavi foi formado pelas divisões de base do Barcelona e defendeu o clube por 17 anos. Entre os principais títulos, quatro Ligas dos Campeões, oito Campeonatos Espanhóis, uma Copa do Mundo e duas Eurocopas. 

Fernando Torres

Fernando Torres - Atlético de Madrid x Levante
Fernando Torres encerrou a carreira (Foto:Divulgação)

Ao lado do também espanhol Juan Mata, é o único jogador que possui no currículo títulos da Copa do Mundo (2010), da Eurocopa (2008 e 2012), da Liga dos Campeões (2012) e da Liga Europa (2013 e 2018).

Revelado pelo Atlético de Madrid, Fernando Torres, de 35 anos, defendeu também Liverpool, Chelsea, Milan e encerrou a carreira no Sagan Tosu, do Japão.  Torres é um dos grandes atacantes da história da Espanha. Foi campeão da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul e da Eurocopa de 2012. Em 2008, foi eleito o terceiro melhor jogador do mundo.

Van Persie

Robin van Persie - Feyenoord x Ajax
Van Persie encerrou a carreira no futebol holandês (Foto: Reprodução)

Ao longo de quase duas décadas, Van Persie, de 35 anos, passou por clubes como Feyenoord - onde foi revelado e encerrou a carreira - Arsenal, Manchester United e Fenerbahçe.

Venceu sete títulos por esses clubes e foi artilheiro do Campeonato Inglês em 2012 e 2013. Disputou três Copas do Mundo, sendo finalista com a Holanda em 2010, formando um ataque histórico com Robben e Sneijder.

Barzagli

Barzagli e Suárez - Juventus x Barcelona
Barzagli se aposentou na Juventus (Foto: Filippo Monteforte / AFP)

Campeão do mundo com a Itália em 2006, Barzagli, de 38 anos, foi revelado pelo Palermo em 2004. Foi para o Wolfsburg, da Alemanha, onde ajudou os Lobos a conquistarem o único título nacional de sua história na temporada de 2008/2009.

Chegou a Juventus somente em 2011 e levantou oito Scudettos com a Velha Senhora. Pela seleção italiana foi campeão mundial em 2006.