Portugal x Holanda

Com gol de Gonçalo Guedes, Portugal venceu a primeira edição da Liga das Nações (Foto: GABRIEL BOUYS/AFP)

LANCE!
10/06/2019
13:59
Porto (POR)

Três anos depois de conquistar a Eurocopa, Portugal levantou mais um caneco em 2019. No último domingo, o time venceu a final da Liga das Nações, em partida contra a Holanda, no Estádio do Dragão, em Porto. Os lusitanos 'inauguraram' a competição, que estreou nesta temporada. Confira outras seleções que venceram primeiras edições de torneios pelo mundo.

COPA DO MUNDO DE 1930

Copa do Mundo de 1930 - Uruguai
Uruguai venceu a Copa do Mundo de 1930 (Foto: Reprodução)

Na primeira edição do torneio, ainda com apenas 13 seleções, o Uruguai foi campeão. Jogando em casa, a seleção bateu a Argentina por 4 a 2 na final da competição. Guillermo Stábile, da seleção argentina, foi o artilheiro com oito gols marcados. Além dos dois citados, Bélgica, Bolívia, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Iugoslávia, México, Paraguai, Paru e Romênia também disputaram a Copa.

COPA AMÉRICA DE 1916

Copa América de 1916 - Uruguai
Uruguai venceu a primeira Copa América (Foto: Reprodução)

Na primeira edição da competição, na Argentina, que festejava o Centenário da Independência do país, o Uruguai foi o campeão. A equipe venceu o torneio, que na época era no sistema de pontos corridos. Naquela edição, além das duas equipes albicelestes, Brasil e Chile fecharam o número de seleções da Copa América 1916. Isabelino Gradín, do Uruguai, foi artilheiro com três gols.

EUROCOPA DE 1960

Eurocopa de 1960 - União Soviética
A União Soviética venceu a primeira Eurocopa (Foto: Reprodução)

Na época chamada de Copa das Nações Europeias, o torneio teve a extinta União Soviética como campeã. Os soviéticos venceram a também extinta Iugoslávia na decisão da competição por 2 a 1. O campeonato foi disputado pela primeira vez na França com quatro seleções. Valentin Ivanov, atleta da equipe campeã, foi o artilheiro com dois gols.

COPA DA ÁSIA DE 1956

Coreia do Sul - Campeão Asiático 1960
A Coreia do Sul venceu a Copa da Ásia em 1956 (Reprodução)

Na primeira edição do campeonato, a Coreia do Sul ergueu o troféu de campeão após ficar na primeira posição no sistema de pontos corridos. O torneio, realizado em Hong Kong, teve apenas quatro participantes, com Israel e Vietña fechando o grupo. Nahum Steimach, de Israel, com quatro gols, foi o artilheiro.

COPA DAS NAÇÕES AFRICANAS DE 1957

Copa das Nações Africanas 1957 - Egito
O Egito venceu a primeira Copa das Nações Africanas (Reprodução)

O primeiro campeonato entre países da África ocorreu em 1957, com a seleção do Egito se sagrando campeã, após vitória na final contra a Etiópia por 4 a 0. Além das duas, África do Sul e Sudão, que sediou o torneio, foram as outras equipes participantes. Mohamed El-Attar foi o artilheiro com cinco gols.

COPA OURO/CONCACAF DE 1991

Copa Ouro/Concacaf 1991 - Estados Unidos
Os Estados Unidos venceu a primeira Copa Ouro (Foto: Reprodução)

Em 1991, ocorreu a primeira Copa Ouro entre países da América Centra e do Norte. Anfitriões, os Estados Unidos foram campeões após vitória nos pênaltis contra a seleção de Honduras. Méixco, Canadá, Jamaica, Trinidad e Tobago, Costa Rica e Guatemala também jogaram a competição. Benjamin Galindo, da seleção mexicana, foi o artilheiro com quatro gols.

COPA DAS NAÇÕES DA OCEANIA DE 1973

Copa das Nações da Oceania 1973 - Nova Zelândia
A Nova Zelândia venceu a primeira Copa da Oceania (Reprodução)

O campeonato entre as seleções da Oceania foi instaurado em 1973 e teve a Nova Zelândia como campeã. Anfitriã do torneio, a equipe bateu o Taiti na final por 2 a 0. A competição contou com cinco seleções, com Nova Caledônia, Novas Hébridas e Fiji fechando o grupo. Alan Marley, da Nova Zelândia e Segin Wayewol, da Nova Caledônia, foram os artilheiros com três gols.

COPA DAS CONFEDERAÇÕES 1992

Copa das Confederações 1992 - Argentina
A Argentina venceu a primeira Copa das Confederações (Reprodução)

Disputada pela primeira vez na Arábia Saudita em 1992, a Copa das Confederações foi vencida pela Argentina, que bateu os anfitriões por 3 a 1 na decisão. Naquela oportunidade, o torneio só teve quatro participantes, com Estados Unidos e Costa do Marfim fechando o grupo. Gabriel Batistuta, da Argentina e Bruce Murray, dos Estados Unidos, foram os artilheiros com dois gols.