vasco x fluminense

Bruno César marcou o segundo gol do Vasco (Foto: Alexandre Neto/Photopress/Lancepress!)

Luiza Sá
20/07/2019
16:21
Rio de Janeiro (RJ)

Foi um jogo de irregularidades e tecnicamente limitado. Porém, o Vasco conseguiu, já no segundo tempo, se aproveitar das oportunidades que teve para vencer o Fluminense, de virada, por 2 a 1, em São Januário. Com direito a estádio lotado, o Cruz-Maltino evidenciou necessidades, mas mostrou qualidades importantes da evolução proposta por Vanderlei Luxemburgo.

O time da Colina agora tem uma semana completa de preparação antes da dura missão de encarar o Palmeiras, fora de casa. Com a vitória, o Vasco respira um pouco na luta para se distanciar da zona de rebaixamento.

Caldeirão

vasco x fluminense
São Januário ficou lotado (Foto: Luiza Sá)

Pode-se dizer que um dos fatores mais importantes da vitória do Vasco foi a torcida. Foram 19.807 pagantes e 20.904 presentes em São Januário. Considerando as três últimas temporadas, o Cruz-Maltino fez apenas oito jogos na Colina para público presente superior aos 19 mil. Com isso, o aproveitamento é de 19 pontos conquistados dos 27 disputados. 

Embalados do início ao fim, os torcedores lotaram a arquibancada para apoiar o time da casa. Na saída da partida, todos os jogadores atribuíram a virada à força dada pelos presentes durante os 90 minutos.

Mudança de postura

vasco x fluminense
Vasco venceu o Fluminense (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Nos últimos clássicos, o Fluminense dominou as ações das partidas, rondando a área e levando perigo, mas, nas ocasiões, o Vasco conseguiu ser mais eficiente no ataque. Neste sábado, porém, o cenário mudou. O que se viu foi um Cruz-Maltino brigando mais pela posse e anulando o jogo característico do Flu. Com pressão na saída de bola, o time de Fernando Diniz se mostrou nervoso, tomando decisões erradas.

A falta de eficiência e pontaria, porém, impediram que os comandados de Luxemburgo abrissem vantagem no placar mais cedo. Fato é que o time perdeu muito com o desfalque de Rossi, suspenso. A escolha por Yan Sasse se mostrou mais uma vez equivocada e não deu resultados práticos. Com decisões erradas, ele ainda não justificou a confiança depositada por Luxemburgo. É o caso também de Marquinho, que não deu certo no meio.

Eficiência

vasco x fluminense
Vasco busca um centro-avante (Foto: Delmiro Junior/Photo Premium/Lancepress!)

A falta que faz um centro-avante ao Vasco ficou clara durante toda partida, especialmente no primeiro tempo. Com boas jogadas e pelo menos duas bolas tiradas quase em cima da linha, faltou um camisa 9 para ajudar na conclusão ao gol com maior qualidade. E o Fluminense provou isso. Sem conseguir chegar pela boa marcação vascaína, os tricolores marcaram com Pedro na única oportunidade que tiveram após falha de Henríquez.

O Vasco segue no mercado atrás de um nome que agrade e chegue ao clube já para resolver. Entre jogadores oferecidos e outros que não chegaram a avançar, a posição é a prioridade do momento.

Deu certo

vasco x fluminense
Vasco venceu o Fluminense (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Com um Fluminense que persistiu nos erros e chegou pouco, o Vasco teve um segundo tempo mais complicado. Por ironia do futebol, a equipe deixou tudo igual aos 21 minutos, no pior momento vivido durante o confronto. Leandro Castan tentou duas vezes para colocar a bola no fundo da rede. O zagueiro, que não jogava desde abril, fez seu primeiro gol pelo Cruz-Maltino. O gol, vale ressaltar, saiu como resultado das duas substituições feitas por Luxemburgo. Bruno César cobrou a falta e, após o bate-rebate, Tiago Reis deu a assistência para o capitão marcar.

Dos pés do camisa 10 saiu a virada vascaína. Após o cartão vermelho a Frazan, que já havia entrado para a posição de Digão, também expulso, Bruno César fez um golaço. Esta foi uma das melhores semanas do jogador com a camisa do Vasco. Luxemburgo se pronunciou publicamente mostrando confiança na evolução do atleta e ele correspondeu nos treinos, fazendo valer a oportunidade durante o clássico.