Futebol Paranaense

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Wagner Lopes recebe proposta do exterior e deixa o Paraná; Cristian de Souza assume

Treinador paranista troca Tricolor pelo futebol asiático; técnico do Rio Branco-AC já está contratado

Lopes teve 66% de aproveitamento pelo Tricolor. (Divulgação/Paraná)
Escrito por

Em coletiva de imprensa marcada para essa sexta-feira, o Paraná surpreendeu a todos ao anunciar que o técnico Wagner Lopes está de saída. O treinador recebeu uma alta proposta do Albirex Niigata-JAP e decidiu aceitar. O substituto é Cristian de Souza, que está no Rio Branco-AC e também traz o auxiliar Matheus Costa.

Contratado no início do ano, o comandante paranista chegou com certa desconfiança e, dentro de campo, demonstrou ideias modernas e um bom modelo de jogo. Além do campo, o profissional teve boa aceitação com a torcida e elenco.

Ele levou o Tricolor à liderança da primeira fase do Estadual (eliminado nas quartas para o Atlético-PR) e duas classificações: oitavas de final da Copa do Brasil e quartas de final da Primeira Liga. Ao todo, Wagner Lopes esteve à frente do Paraná em 21 jogos, com 12 vitórias, seis empates e apenas três derrotas. O aproveitamento é de 66%.

- Gostaria de gradecer ao presidente e ao Rodrigo (Pastana), que acreditaram em mim e deram essa oportunidade. Podem ter certeza que o Paraná tem um lugar no meu coração eternamente. A maneira como fui tratado aqui, o torcedor, um ambiente de trabalho muito bom. O presidente tem um papel importante. Essa semana eu tive uma ligação do exterior, uma oportunidade que estava esperando há muito tempo e optei por sair - explicou Lopes.

O presidente Leonardo Oliveira lamentou a saída do treinador, que fazia parte do projeto paranista para a temporada, visando o acesso à Série A. Por outro lado, Pastana acredita que o clube vai manter o bom rendimento até aqui.

- Deixa um sentimento ruim, porque ele vinha fazendo um excelente trabalho e sai de repente, a oito dias da Série B. Mas vida que segue, desejamos sucesso a ele, porque merece. É um caminho natural - declarou o executivo de futebol.

Novo técnico

Cristian de Souza teve experiência com categoria de base e estava na final do Campeonato Acreano principal. (Nathacha Albuquerque/Globoesporte.com)

Cristian de Souza, 39 anos, tem experiência com as categorias de base. Ele dirigiu as equipes Sub-17, Sub-20 e Sub-23 do Grêmio, entre 2009 e 2011, e comandou Figueirense e Ceará na Copa São Paulo. No fim de 2016, foi contratado pelo Atibaia para a Copinha, mas saiu antes da competição para treinar o Água Santa-SP no mesmo torneio. No time paulista, o treinador caiu na terceira fase deste ano.

Após o torneio, Souza foi contratado pelo Rio Branco-AC e está nas finais do Campeonato Acreano. A primeira acontece neste final de semana diante do Atlético-AC, na Arena da Floresta . O técnico, entretanto, chega à Curitiba neste sábado pela manhã e já participa do jogo-treino contra o Joinville.

- Muitos vão contestar, mas ele vai fazer um bom trabalho, porque sua filosofia encaixa com a do clube. Vi que ele tem potencial para apostar. Não vamos contratar treinador para agradar a torcida por nome e sim em quem tenhamos convicção com o mesmo perfil. Tenho certeza que é um profissional de alto gabarito e vamos fazer um excelente Campeonato Brasileiro. Estamos preparados e não é preciso que haja desconfiança com a continuidade do nosso trabalho - garantiu Pastana.

O Paraná estreia na Série B contra o ABC-RN no dia 13 de maio, às 16h30, no Frasqueirão.