Futebol Paranaense

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Relembre polêmicas recentes entre Coritiba e Londrina

De 2013 para cá as duas equipes passaram a rivalizar e protagonizaram jogos quentes

Jogo pelo Estadual de 2013 foi o mais polêmico (Foto: site oficial/ Coritiba)
Escrito por

O jogo que encerra a terceira rodada do Campeonato Paranaense é entre Coritiba e Londrina. O duelo, que acontece às 19h30, no Couto Pereira, pode valer a liderança do Estadual. Mas mais do que isso, coloca frente a frente dois clubes que estão rivalizando nos últimos anos dentro da competição regional.

No Estadual de 2012 o Londrina já reclamou da arbitragem ao ser derrotado por 1 a 0 para o Coritiba. Porém, a grande bronca dos londrinenses ocorreram no ano seguinte, no dia 3 de março, quando os clubes decidiam o título do primeiro turno da competição. Em um Estádio do Café completamente lotado, o Londrina reclamou de três pênaltis não marcados. Para piorar, em um deles o Coxa marcou o gol que lhe rendeu a vitória, marcado pelo capitão Alex.

Após a partida, o que se viu foi um Londrina revoltado. Todos os jogadores reclamaram muito da arbitragem de Felipe Gomes da Silva. O gestor Sérgio Malucelli perdeu a cabeça e disparou xingamentos ao juiz. O técnico Cláudio Tencatti também não poupou críticas. "Ele foi muito mal em todos os aspectos. Prejudicou e muito o espetáculo", lamentou o treinador.

No ano seguinte, os clubes realizaram o último jogo da primeira fase do Estadual. O Londrina venceu por 2 a 0, se garantiu no mata-mata e depois acabou conquistando o título da competição. Porém, nesta partida, quem reclamou da arbitragem foi o Coritiba, que pediu impedimento no lance em que originou o gol do zagueiro Gilvan.

Mas a outra grande polêmica estava guardada para 2015. Os dois times se enfrentaram nas semifinais do Estadual. Em um jogo bastante violento, o Londrina venceu o Coritiba por 1 a 0, com direito a um golaço do atacante Paulinho. Porém, o Coxa reclamou muito da arbitragem. "O Germano (volante do Londrina) bateu o jogo inteiro, ele foi desleal. Acertou uma cotovelada no Norberto. Além disso teve o pênalti no Negueba", protestou o técnico Marquinhos Santos, que dirigia a equipe da capital na época.

Na semana seguinte, no dia 19 de abril, aconteceu o jogo da volta. Mais uma vez a disputa e lances ríspidos marcaram o duelo, que acabou 3 a 0 para o Coritiba, que não economizou nas provocações a cada gol. "Estava engasgado, sim. Eles precisam aprender a nos respeitar", disparou o zagueiro Leandro Almeida, que ainda era jogador do Coxa.

Apesar de tantas brigas e polêmicas, fora de campo as diretorias possuem um relacionamento bom. Tanto é que o Londrina emprestou nomes como Germano, Paulinho e Joel ao Coritiba, que por outro lado cedeu atletas como Zé Rafael ao clube do interior.

Um atleta que possui identificação com os dois clubes é o zagueiro Dirceu, atualmente no Marítimo-POR. O jogador foi revelado pelo Coxa, mas fez história no Londrina e jogou estas partidas mais polêmicas. "Vesti as camisas em momentos diferentes e tenho muito a agradecer aos dois por tudo o que vivi. Não é exagero algum dizer que tornou-se um clássico", afirmou. "Acredito que o desta quinta-feira vai ser mais um jogo disputado e animado. Vou estar no meu sofá assistindo", complementou.