Futebol Paranaense

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Coritiba faz história, vence Belgrano-ARG nos pênaltis e está nas quartas da Sul-Americana

Coxa reverteu a vantagem no tempo normal e Wilson se destacou nas penalidades

Coxa nunca tinha vencido uma partida internacional em competições oficiais. (Divulgação/Coritiba)
Escrito por

Fora de casa e com 55 mil pessoas torcendo contra, o Coritiba venceu o Belgrano-ARG por 2 a 1 nesta quarta-feira, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana, revertendo a vantagem da partida de ida no tempo normal. Nos pênaltis, o clube brasileiro perdeu só uma penalidade, com Wilson defendendo duas e se classificou para as quartas de final ao vencer por 4 a 3. Um resultado histórico, quebrando um jejum: o time paranaense nunca tinha vencido um jogo internacional fora de casa em confrontos oficiais. 

Apesar de sofrer pressão no início, quase não encostando na bola, o Coxa conseguia não oferecer chances ao clube argentino - mesmo com a zaga batendo cabeça uma vez ou outra. E ainda tentava chegar, sem organização à frente.
Aos 9, Leandro recuperou a bola, driblou o marcador e bateu de esquerda por cima do gol defendido por Olave. Com 13, o time da casa assustou. Após boa troca de passes na frente da área, a bola sobrou para Matias Suárez que, de bicicleta, chutou por cima.

Mas aos 29, quando o Coritiba começou a se tranquilizar em campo, a tentativa de golaço deu certo. Só que foi de Bieler. Em escanteio da direita, a zaga não conseguiu afastar, Suárez escorou e o atacante, na pequena área, deu uma linda bicicleta para as redes. 1x0.

Com 31, o Coxa chegou com muito perigo. Juan cruzou na esquerda e Alan
Santos cabeceou sozinho na trave. No rebote, Bareiro tentou imitar Bieler, mas mandou a meia bicicleta por cima. Três minutos depois, em jogada parecida, bola parada na área e Juninho, de cabeça, mandou para o zagueiro tirar na frente do gol.

Tentando girar a bola, o time brasileiro conseguiu achar espaço e abriu a defesa do adversário. Benítez foi acionado pela direita, salvou a bola na inha de fundo e cruzou para Iago aparecer atrás dos marcadores, no meio da área, e cabecear no canto esquerdo do arqueiro. 1x1.

Na segunda etapa, logo aos 7, a zaga alviverde deu bobeira e Suárez driblou Bareiro com categoria, saiu de frente pro goleiro, mas chutou em cima de Wilson. Na primeira chegada, o Coxa virou. Juan cobrou escanteio da direita e Bareiro subiu mais que a zaga, cabeceando para o fundo das redes - a bola ainda bateu no travessão antes de entrar. 1x2.

Melhor em campo e com a posse de bola, o Verdão quase ampliou aos 26. A zaga dos Piratas vacilou, Carlinhos invadiu a área e chutou meio travado em cima de Olave. Com a vantagem no jogo, o time brasileiro diminuiu a ousadia e parou de atacar buscando a classificação direta, conseguindo administrar sem sustos até o fim do tempo complementar.

Nas penalidades, Wilson se garantiu. O Coritiba saiu atrás, com Leandro perdendo um, mas o goleiro coxa-branca chamou a responsabilidade: defendeu uma, converteu a sua e depois fez nova defesa para a classificação. Na próxima fase, o Coxa enfrenta o Atlético Nacional-COL, atual campeão da Copa Libertadores. O primeiro jogo é em Curitiba, no dia 19 ou 20 de outubro, no Couto Pereira.

FICHA TÉCNICA
BELGRANO-ARG (3) 1X2 (4) CORITIBA

Local
: Mario Kempes, em Córdoba (ARG)
Data-hora: 28/9/2016 – 21h45
Árbitro: Julio Bascuñán (CHI)
Auxiliares: Christian Schiemann (CHI) e Raul Orellana (CHI)
Público/Renda: Não divulgados
Cartões amarelos: Farré (BEL); João Paulo (COR)
Gols: Bieler, 29'/1ºT (1-0); Luján, 42'/1º T (1-1); Bareiro, 19'/2ºT (1-2)
Pênaltis: Suárez, Bieler, Lema converteram para o Belgrano, enquanto Luna e Gastón Suárez desperdiçaram. Bernardo, Juan, González e Wilson marcaram para o Coritiba. Leandro errou sua cobrança.

BELGRANO-ARG: Olave; Luna, Cristian Romero, Lema e José Rojas; Lértora, Farré (Bolatti 31'/2ºT), Luján (Barbieri 25'/2ºT), Velázquez (Álvaro Suárez 34'/2ºT) e Suárez; Bieler (Gastón Suárez, 38'/2ºT). Técnico: Esteban González.

CORITIBA: Wilson; Cesar Benitez, Nery Bareiro, Juninho e Juan; João Paulo, Alan Santos, Vinícius (Carlinhos 17'/2ºT); Iago (González 36'/2ºT), Kazim (Bernardo 34'/2ºT) e Leandro. Técnico: Paulo César Carpegiani.