Futebol Paranaense

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Borja marca três e Atlético Nacional elimina Coritiba nas quartas da Sula

Algoz dos times brasileiros, o atacante fez quatro gols em dois jogos contra o Coxa; equipe 

Borja manteve a fama de carrasco e marcou quatro vezes em dois jogos contra o Coritiba. (Divulgação/Atlético Nacional)
Escrito por

O Coritiba foi guerreiro, mas perdeu para o Atlético Nacional-COL por 3 a 1, de virada, em Medellín, e foi eliminado nas quartas de final da Sul-Americana. Apesar de sair na frente, o Coxa não conseguiu segurar o campeão da Libertadores e viu o atacante Borja novamente ser o carrasco de um time brasileiro - assim como foi contra o São Paulo neste ano. Foram quatro gols nos dois jogos (oito tentos, somando as duas partidas contra a equipe paulista).

Diferentemente do jogo de ida, o Coritiba não admitiu levar pressão mesmo atuando fora de casa e conseguiu equilibrar as ações no início. O time colombiano só chegou com 10, quando Borja foi acionado pela esquerda e chutou cruzado da entrada da área nas mãos de Wilson.


Bem postada em campo, a equipe coxa-branca controlou as ações ofensivas do rival por boa parte, mas não conseguia fazer a transição do meio para o ataque. O clube colombiano apareceu novamente apenas aos 30, com Farid Díaz recebendo atrás da zaga em jogada parecida de Borja, mas a batida rasteira para a área passou sem ninguém para completar e saiu perto da trave. Quatro minutos depois, em cobrança de falta da meia lua, Macnelly Torres cobrou colocado por cima do travessão.

No final, o Nacional teve a melhor chance da etapa inicial. Berrío girou na marcação e rolou para Guerra dentro da área, que cortou o zagueiro e, de frente para o goleiro, bateu alto e foi para fora. E o ditado "quem não faz, toma" aconteceu.

Apostando na bola parada para chegar, César González recebeu falta dura na intermediária e pegou a redonda para a batida. Sábia decisão. Mesmo de longe, o meia venezuelano bateu com perfeição por cima da barreira e acertou o ângulo. Um golaço. 0x1, aos 43 minutos.

Na base da pressão, a equipe da casa buscou marcar nos minutos iniciais da segunda etapa. Com 4, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Uribe chutar para fora. No minuto seguinte, gol do artilheiro. Em troca de passes na frente da área, Borja ajeitou e mandou forte, rasteiro no canto direito de Wilson. 1x1.

Com o contra-ataque para jogar, o Verdão surgiu com Kazim recebendo o passe e dando o toque de cobertura na saída de Armani, mas a bola foi para a fora. No lance seguinte, aos 14, Berrío recebeu livre e perdeu oportunidade clara ao, na saída de Wilson, mandar na trave.

Mas, com 15, o algoz dos brasileiros mostrou o porquê é matador e não pode ficar livre. Em batida de escanteio da esquerda, ninguém marcou e Borja, sozinho na área, fez um golaço de voleio, chutando no lado esquerdo do goleiro, que só olhou e nem pulou. 2x1.

Quando o Coxa tentava voltar para a partida, outro golpe. Kazim tentou a matar a bola no peito e afastou da área, mas o árbitro Victor Carrilo (PER) viu ombro, marcando penalidade, aos 26. Borja chamou a responsabilidade, chutou alto no canto esquerdo e ampliou. 3x1. É o quarto gol dele no confronto.

Com tudo praticamente perdido, o time brasileiro poderia ter diminuído com 30. João Paulo bateu falta da direita e Juninho, entrando sozinho e na pequena área, errou a cabeçada e foi para fora. Aos 41, Leandro arriscou de longe e mandou por cima.

A vitória classifica o Atlético Nacional-COL para a semifinal e o clube colombiano encara o Cerro Porteño-PAR, que eliminou o Independiente Medellín-COL. As semifinais serão disputadas nos dias 2 e 23 de novembro.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO NACIONAL-COL 3X1 CORITIBA

Local
: Atanasio Girardot, em Medellín (COL)
Data-hora: 26/10/2016 – 21h45
Árbitro: Victor Carrilo (PER)
Auxiliares: Jonny Bossio (PER) e Cotty Carrera (PER)
Público/Renda: Não divulgados
Cartões amarelos: Aguilar, Ibarguen, Borja (ATL); Kleber (CFC)
Gols: González, 43'/1ºT (0-1); Borja, 5'/2ºT (1-1); Borja, 15'/2ºT (2-1); Borja, 27'/2ºT (3-1)

ATLÉTICO NACIONAL: Armani; Uribe, Henríquez, Aguilar e Farid Díaz; Diego Arías, Guerra (Blanco, 33'/2ºT); Macnelly Torres; Ibarguen (Mosquera, 33'/2ºT); Berrío e Miguel Borja (Rescaldani, 44'/2ºT). Técnico: Reinaldo Rueda.

CORITIBA: Wilson; César Benítez, Thiago Lopes (Bernardo, 21'/1ºT), Juninho e Walisson Maia; Amaral, Ruy (João Paulo, 11'/2ºT) e César González (Kleber, 18'/2ºT); Leandro, Iago e Kazim. Técnico: Paulo César Carpegiani.