Futebol Paranaense

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após trazer promessa, Atlético-PR firma parceria com Cruzeiro-RS

Meia Jaderson veio por empréstimo até o final de agosto de 2018. Clubes formalizaram vínculo oficial nesta semana.

Vitor (à esq.) e Jaderson (à dir.) são promessas da base do Cruzeiro-RS e treinam no CT do Caju. (Divulgação)
Escrito por

Nesta semana, o Atlético-PR firmou uma parceria com o Cruzeiro-RS para a formação de jogadores, visando especialmente as categorias de base. O clube rubro-negro terá preferência na compra de revelações do time gaúcho.

As conversas entre os clubes se iniciaram em maio. O meia Jaderson, de 17 anos, virou alvo do Furacão e, na época, com 16 anos, era o jogador mais jovem a disputar o Gauchão desta temporada. Ele entrou em dois jogos da competição e chamou atenção nas quartas de final contra o Internacional. Antes, na base, ele já se destacava: 55 gols nas categorias infantil e juvenil, sendo 32 em 2015 e 23 no ano passado.

Apesar do interesse da dupla Gre-Nal e sondagens do Corinthians e Santos, as diretorias selaram a transferência do atleta para o CT do Caju por empréstimo até agosto do ano que vem, já sendo incluso no grupo que disputa o Campeonato Brasileiro Sub-20. Nesta quarta-feira, inclusive, Jaderson atuou na derrota por 1 a 0 para o Coritiba, no Ecoestádio Janguito Malucelli. Junto com ele, o goleiro Vitor, 16 anos, também foi recrutado pelo Rubro-Negro.

A partir daí, os dirigentes vislumbraram a possibilidade de uma parceria mais amarrada. A ideia inicial é de que o foco na prospecção de jogadores se restrinja, principalmente, nas categorias Sub-17 e Sub-18. O Atlético-PR dará suporte e investimento ao Estrelado, como é conhecido o time do Rio Grande do Sul e, em troca, tem preferência na escolha das revelações. No Estadual de 2017, por exemplo, 53% do elenco do Cruzeiro-RS veio das categorias de base. 

- Com o investimento, iremos melhorar nossa infraestrutura e as condições de trabalho nas categorias, além da capacitação dos profissionais - comemorou o Cruzeiro-RS, em suas redes sociais.

Esse convênio teve o apoio da prefeitura de Cachoeirinha, que esteve presente na assinatura do vínculo, na terça-feira. O Furacão foi representado pelo diretor de futebol, Sidiclei Menezes, responsável pela parceria entre o time paranaense e a Ferroviária-SP desde 2014, e Renato Carvalho, diretor na base.

Com apenas um título do Campeonato Gaúcho, em 1929, o Cruzeiro de Porto Alegre tem certa tradição em formar atletas. Picasso (goleiro), Batista (goleiro), Jorge Andrade (lateral-esquerdo), Michel Bastos (lateral-esquerdo), Diguinho (volante), Chico Spina (atacante) e Rafael Sobis (atacante) são alguns nomes.

Histórico

A busca do Furacão por clubes de menor expressão, com o intuito de buscar valores para o futebol profissional no futuro, não é novidade. No fim dos anos 90 e início dos anos 2000, a parceria mais conhecida e famosa foi feita com o Paraná Soccer Technical Center (PSTC), de Cornélio Procópio.

A preferência por destaques renderam nomes como Kleberson, Fernandinho, Alan Bahia, Dagoberto e Jadson. Dentro de campo, o Atlético-PR foi campeão brasileiro, tricampeão estadual, além de vices da Série A e Libertadores. O vínculo terminou em 2009, após 11 anos de parceria, na gestão de Marcos Malucelli. O contrato entre os dois clubes previa a divisão dos direitos econômicos dos atletas revelados na proporção de 50% para cada um.

Atualmente, além do Cruzeiro-RS, o time paranaense tem parceria com a Ferroviária-SP. O convênio acontece desde 2004. A troca mais marcante veio com o técnico Milton Mendes, então desconhecido e com uma passagem curta pelo Paraná, para assumir o time principal do Furacão na Série A de 2015. O treinador Sérgio Vieira, no ano passado, foi emprestado pela diretoria atleticana para comandar o time paulista no Estadual - ambos não fazem mais parte do quadro de funcionários do Rubro-Negro.