Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Vasco
escudo default
2
1
escudo default
Santos

Vasco vence em duelo emocionante, mas Santos avança na Copa do Brasil

Em jogo marcado por gols debutantes, Cruz-maltino abre 2 a 0, chega perto de levar a decisão para os pênaltis, mas Peixe sorri por último após uma reta final de tirar o fôlego

Ivan Storti/Santos FC
Escrito por

No baile de debutante em São Januário, o Vasco venceu em um jogo de tirar o fôlego e saiu aplaudido, mas o Santos foi quem mais sorriu. Raul e Ricardo Graça pelo lado cruz-maltino e Jorge, pelo time da baixada santista, marcaram pela primeira vez por seus clubes e deram os números finais à vitória por 2 a 1 do Gigante da Colina, nesta quarta-feira. Após ter vencido por 2 a 0 no jogo de ida, o Peixe é quem avança às oitavas de final da Copa do Brasil. 

O time de Jorge Sampaoli aguarda sorteio para saber quem enfrenta na sequência da competição. No Campeonato Brasileiro, o Santos estreia no horário matinal de domingo, às 11h, diante do Grêmio, em Porto Alegre. Também fora de casa, o Vasco enfrenta o Athletico-PR, às 16h. 

Futsal na colina?
Logo aos 12 minutos, o time de Marcos Valadares lembrou o futsal cruz-maltino do início dos anos 2000, de Schumacher, Manoel Tobias e cia. Lucas Santos pressionou Aguilar na saída de bola e o zagueiro deu o presente para Lucas Mineiro. Com um belo passe na ‘referência’, o volante achou Maxi López, que como um pivô do antigo futebol de salão, dando apenas um toque na bola, rolou para trás e deixou Raul livre na entrada da área para marcar seu primeiro gol com a camisa do Vasco.

Um acerto ali, um erro aqui
O Vasco foi quem abriu o placar, mas o Santos não jogava mal. Ao seu estilo, com seus laterais atuando por dentro, o Peixe dominava o meio-campo e foi o primeiro a levar perigo. Aos oito minutos, Jean Mota já havia acertado o travessão num chute despretensioso de fora da área. Após o gol vascaíno, o time de Sampaoli teve chances para empatar com Rodrygo e Alison. Mas na mesma proporção que pressionava no ataque, a equipe paulista errava atrás. Aproveitando os erros da zaga santista, o Cruz-Maltino recuperou bolas no campo ofensivo, abusou das jogada aéreas e levou perigo com Raul - de novo.

Baile de debutante!
A insegurança da defesa do Santos ficou mais latente no fim da primeira etapa e o Vasco, mesmo sofrendo com as lesões de Castan e Fernando Miguel, aproveitou. Numa das várias bolas alçadas na procura de Maxi López e Marrony, o time da colina conseguiu um escanteio. Danilo Barcelos cobrou na segunda trave, Everson ficou indeciso, e Ricardo Graça, cabeceando para o chão, foi o segundo da noite a debutar marcando com a camisa do Vasco. 

Balde de água fria
A noite em São Januário estava mesmo propícia para 'primeiros gols'. Logo aos oito minutos da etapa final, Soteldo, que havia acabado de entrar, fez a jogada pela esquerda e cruzou. A bola rebatida pela zaga vascaína sobrou para o recém-chegado Jorge. Da entrada da área, o jogador revelado no Flamengo pegou 'na veia', acertou um lindo chute no ângulo do estreante Alexander e foi mais um que debutou marcando com a camisa de seu novo clube - esfriando a virada cruz-maltina. 

Coisa de maluco!
Os minutos finais do clássico nacional foi jogado no puro coração. O Vasco partiu com desespero para o ataque e o Santos, em contra-ataques, desperdiçou uma chance atrás de outra para matar o jogo. Nos acréscimos, ainda mais emoção: Ricardo Graça marcou de cabeça, fez explodir São Januário, mas estava impedido. No último lance do jogo, Maxi López saiu na cara do gol após o erro de Gustavo Henrique, mas cavou para fora a classificação vascaína. 

FICHA TÉCNICA
VASCO 2 X 1 SANTOS

Data/Hora: 24/04/2019, às 19h15 (de Brasília)
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Rafael Traci (SC) - 5,5 - Poderia ter segurado o apito na boca um pouco mais. Parou muito o jogo.
Auxiliares: Helton Nunes (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
Público/renda: 8.859 / R$ 181.098,00
Cartão amarelo: Lucas Mineiro e Cáceres (VAS); Soteldo, Yuri Lima e Alison (SAN)
Gramado: Bom

Gols: Raul 12'/1ºT (1-0), Ricardo Graça 38'/2ºT (2-0), Jorge 8'/2ºT (2-1)

VASCO: Fernando Miguel (Alexander, 24'/1ºT); Cáceres (Yan Sasse, 38'/2ºT), Werley, Leandro Castán (Ricardo Graça, 10'/1ºT) e Danilo Barcelos; Raul, Lucas Mineiro, Lucas Santos e Yago Pikachu; Marrony e Maxi López. Técnico: Marcos Valadares.

SANTOS: Everson; Victor Ferraz, Felipe Aguilar, Gustavo Henrique e Jorge; Alison (Soteldo - Intervalo), Diego Pituca, Carlos Sánchez (Jean Lucas, 23'/2ºT) e Jean Mota (Yuri Lima, 42'/2ºT); Rodrygo e Derlis González. Técnico: Jorge Sampaoli.