Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Vasco
escudo default
0
1
escudo default
Botafogo

Vasco perde no tempo regulamentar, mas vence o Botafogo nos pênaltis e conquista a Taça Rio

Andrey, Zeca e Gabriel Pec fizeram os gols nos pênaltis, enquanto Matheus Frizzo, Felipe Ferreira e Pedro Castro pararam no goleiro Vanderlei

O campeão foi conhecido nos pênaltis (Foto: Vítor Silva/ BFR)
Escrito por

Na tarde deste sábado, o Vasco venceu o Botafogo nos pênaltis por 3 a 0, em São Januário, e se sagrou campeão da Taça Rio de 2021. O Cruzmaltino não foi bem no tempo regulamentar e, assim, foi derrotado por 1 a 0, com gol de Gilvan. Com a vitória do Glorioso nos 90 minutos, o Clássico da Amizade foi decido nas penalidades.

Nas cobranças, o goleiro Vanderlei pegou três pênaltis para garantir o título ao Vasco. Andrey, Zeca e Gabriel Pec fizeram os gols do Cruzmaltino, enquanto que, pelo lado do Glorioso, Matheus Frizzo, Felipe Ferreira e Pedro Castro pararam no goleiro do Gigante da Colina.

> Veja e compare as contratações de Vasco e Botafogo para a temporada 2021

Agora, as duas equipes voltam as atenções para a disputa da Série B. O Vasco recebe o Operário, em São Januário, às 11h. Já o Botafogo viaja até Goiânia, onde enfrenta o Vila Nova, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, às 21h30, na próxima sexta-feira. 

BOTAFOGO COMEÇA COM TUDO

Logo no começo de jogo, o Botafogo partiu para cima do Vasco e conseguiu construir boas chances. Com apenas um minuto de jogo, Ronald fez boa jogada pela direita, passou pela marcação com facilidade e conseguiu o cruzamento que foi cortado pela defesa Cruzmaltina. Na cobrança de escanteio, Ricardinho colocou a bola na cabeça de Pedro Castro, que conseguiu uma finalização perigosa ao gol de Vanderlei

DOMÍNIO DO GLORIOSO

O Botafogo manteve o domínio da partida durante todo o primeiro tempo. A equipe conseguiu roubadas de bola no meio de campo e puxou contra-ataques em velocidade em direção ao campo de ataque. No entanto, foram poucas as jogadas que levaram perigo ao gol do Vasco.

A melhor chance do Botafogo na primeira etapa surgiu justamente assim. Após roubada de bola, o alvinegro puxou contra-ataque com Pedro Castro, que tocou para Ronald. O camisa 31, por sua vez, enfiou boa bola para Rafael Navarro, que encheu o pé e obrigou Vanderlei a trabalhar.

> Veja a tabela do Brasileirão Série B de 2021

VASCO RESPONDE

As grandes chances do Cruzmaltino surgiram na reta final da primeira etapa. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Léo Jabá finalizar e estufar as redes de Douglas Borges. No entanto, o camisa 7 do Vasco esteve em posição irregular. Alguns minutos depois, o lateral-esquerdo Zeca fez boa jogada individual pela esquerda, cortou pela direita, encheu o pé e obrigou o goleiro do Botafogo a fazer uma ótima defesa. 

SEGUNDO TEMPO COMEÇA EQUILIBRADO

Se no primeiro tempo o Vasco pouco fez, no começo da segunda etapa, o Cruzmaltino foi pra cima e conseguiu boas chances. Na primeira, Pec recuperou a bola no meio de campo, avançou e obrigou Douglas Borges a trabalhar. Na segunda, novamente o camisa 17 foi pra cima da marcação e foi derrubado por Gilvan a um passo da entrada da área.

GILVAN ABRE O PLACAR

Embora o Vasco tenha equilibrado a partida, o Botafogo não deixou de pressionar e conseguiu abrir o placar. Após cruzamento na área, Vanderlei conseguiu afastar, mas a bola ainda sobrou para Pedro Castro, que tocou para Rafael Navarro. O atacante finalizou com força, mas o goleiro do cruzmaltino fez ótima defesa. No entanto, no rebote, Gilvan conseguiu o cabeceio para estufar as redes e colocar o clube de General Severiano em vantagem.

O HERÓI VANDERLEI

Com a vitória do Botafogo no tempo regulamentar, a decisão foi para os pênaltis. Aqui, Vanderlei pegou três cobranças e garantiu a Taça Rio para o Vasco. Andrey, Zeca e Gabriel Pec fizeram os gols nos pênaltis, enquanto Matheus Frizzo, Felipe Ferreira e Pedro Castro pararam no goleiro Vanderlei.

FICHA TÉCNICA
Vasco 0x1 Botafogo (3x0
, nos pênaltis)

Data/Hora: 22/5/2021, às 15h05
Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Mauricio Machado Coelho Junior
Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima Filho e Lilian da Silva Fernandes Bruno

Cartões amarelos: Warley (BOT), Marcelo Cabo (VAS)
Cartões vermelhos
Gols: Gilvan (0-1) (26'/2ºT)

PÊNALTIS: 3x0

VASCO:
- Andrey (CONVERTEU)
- Zeca (CONVERTEU)
- Pec (CONVERTEU)

BOTAFOGO:
- Pedro Castro (PERDEU)
- Felipe Ferreira (PERDEU)
- Matheus Frizzo (PERDEU)

VASCO: Vanderlei, Léo Matos, Ernando, Ricardo Graça e Zeca; Andrey e Galarza (Romulo 29'/2ºT); Gabriel Pec, Morato (Figueiredo 21'/2ºT) e Léo Jabá (Juninho 38'/2ºT); Cano. Técnico: Marcelo Cabo.

BOTAFOGO: Douglas Borges, Warley, Kanu, Gilvan e Paulo Victor (Rafael Carioca 26'/2ºT); Romildo (Matheus Frizzo 26'/2ºT), Ricardinho (Felipe Ferreira 14'/2ºT) e Pedro Castro; Ronald (Marcinho 33'/2ºT), Rafael Navarro e Marco Antônio (Ênio 33'/2ºT). Técnico: Marcelo Chamusca.