Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Vasco
escudo default
1
0
escudo default
Ceará

Com São Januário lotado, Vasco vence o Ceará e deixa a zona da degola

Em jogo muito disputado, Cruz-Maltino pressiona, desperdiça chances, mas, com gol de Danilo Barcelos aos 34 minutos do segundo tempo, garante a segunda vitória seguida

Israel Simonton/Ceará
Escrito por

Com a força da torcida, o Vasco conseguiu a sua segunda vitória seguida e vai para a pausa da Copa América fora da zona do rebaixamento. Em um São Januário lotado, o Cruz-Maltino fez 1 a 0 sobre o Ceará, com gol de Danilo Barcelos, nesta quinta-feira, e chegou a nove pontos no Brasileiro. O Vozão segue com dez.

Após a pausa para a competição continental entre seleções, o primeiro compromisso do Vasco é contra o Grêmio, fora de casa, enquanto o Ceará encara o Fluminense, também como visitante.

Pressão inicial do Vasco
Empolgado pela vitória na última rodada (a primeira no Brasileiro) e necessitado do triunfo para ir à pausa da Copa América um pouco mais tranquilo, o Vasco começou a partida pressionando o Ceará. Logo no primeiro minuto de jogo, Marrony recebeu um belo passe de Tiago Reis dentro da área, pelo lado esquerdo, cortou o defensor e bateu forte. Diogo Silva espalmou para escanteio. Três minutos depois, nova chance para o Cruz-Maltino. Rossi cruzou pela direita, a bola desviou em Tiago Reis e sobrou para Marcos Júnior, que bateu bonito, de voleio, mas fraco, e o goleiro adversário defendeu sem muita dificuldade. Os lances empolgaram ainda mais a torcida vascaína, que compareceu em bom número, em São Januário.

A pressão do Vasco seguiu durante todo o primeiro tempo. Os donos da casa tiveram 69% de posse de bola e nove finalizações, enquanto o Ceará não chutou uma vez sequer ao gol de Fernando Miguel na primeira etapa. Mas, pouco criativo, o Cruz-Maltino não teve mais nenhuma chance clara. Rossi até tentou bastante pelo lado direito e foi o que mais procurou o jogo, mas esbarrou na defesa do Vozão e, às vezes, nos próprios erros.

Jogo aberto
Se o primeiro tempo foi todo do Vasco, a etapa final foi mais aberta. Com Valdivia no lugar no Tiago Reis, a equipe carioca teve mais criação pelo meio. E foi por alí que o Cruz-Maltino teve a sua melhor chance. Marcos Júnior avançou sem marcação e arriscou de fora da área, para boa defesa de Diogo Silva. Enquanto isso, o Ceará começou a ameaçar nos contra-ataques, principalmente com Mateus Gonçalves.

Ceará assusta
Aos 18 minutos, o mesmo Mateus Gonçalves avançou com liberdade pela direita, mas errou o passe ao tentar para o meio da área. Dois minutos depois, o Vozão quase abriu o placar. Dessa vez pela esquerda, Romário recebeu dentro da área e rolou para Ricardinho, que chutou em direção ao gol, mas acertou o próprio centroavante do Ceará e a bola saiu pela linha de fundo.

Alívio no fim
Quando tudo parecia se encaminhar para um empate ruim para ambas as equipes, o Vasco conseguiu o gol salvador. Aos 34 minutos, Valdívia cobrou escanteio pela direita, Henríquez cabeceou na trave e a bola sobrou para Danilo Barcelos, que mandou para o gol. O lance chegou a ser revisado pelo VAR, mas, para a alegria da torcida vascaína, o gol foi confirmado. Três minutos depois, o Cruz-Maltino quase ampliou com Valdivia em cobrança de falta, obrigando Diogo Silva a fazer mais uma boa defesa. Para alívio dos que lotaram São Januário, Barcelos já havia garantido os três pontos.

FICHA TÉCNICA
VASCO 1 x 0 CEARÁ


Data/hora: 13/06/2019, às 19h15
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP) - Nota LANCE!: 6,0, não atrapalhou o andamento da partida.
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (SP) e Daniel Luis Marques (SP)
Gramado: Bom
Público/Renda: 18.562 pagantes/R$ 444.904,00
Cartões amarelos: Luiz Otávio e Fabinho (CEA)
Cartões vermelhos: -

Gol: Danilo Barcelos, 34'/2ºT (1-0)

VASCO: Fernando Miguel; Yago Pikachu, Oswaldo Henríquez, Ricardo Graça e Danilo Barcelos; Raul, Andrey (Jairinho, 22'/2ºT) e Marcos Júnior; Rossi, Tiago Reis (Valdivia - Intervalo) e Marrony (Lucas Mineiro, 39'/2ºT). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

CEARÁ: Diogo Silva; Samuel Xavier, Valdo, Luiz Otávio e João Lucas; Fabinho, Ricardinho, Thiago Galhardo (Felipe Baxola, 40'/2ºT) e Fernando Sobral; Leandro Carvalho (Mateus Gonçalves, 17'/2ºT) e Bergson (Romário, 20'/1ºT). Técnico: Enderson Moreira.