Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Uso do VAR fica restrito a jogos com maior apelo do Carioca; clubes aprovam sugestão curiosa

Recurso estará disponível para clássicos e jogos decisivos. Arbitral desta segunda-feira acena com possibilidade de representantes de clubes ficarem nas cabines do VAR

'Representantes serão apenas observadores, não teriam nenhum poder de interferência '(Vinícius Faustini/Lancepress!)
Escrito por

O Arbitral realizado na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Fferj) nesta segunda-feira para determinar os rumos do Campeonato Carioca de 2020 também estabeleceu como será a presença do árbitro de vídeo (VAR) na competição. O recurso ficará restrito aos clássicos, às semifinais e à final. Porém, chamou atenção outra medida.

Os clubes aprovaram a sugestão feita pela Fferj de que seus representantes possam acompanhar as decisões da cabine de VAR. O mandatário Rubens Lopes destacou qual é o objetivo desta medida.

- Meu propósito é a transparência. Não vejo motivo para o que se passa na cabine do VAR não ser evidenciado aos interessados. O pessoal tem mania de levantar dúvida. Mas seria uma forma de pararem de achar que "ah, é o VAR que está apitando o jogo" - disse.

O dirigente ainda garantiu que o representante terá de ser cauteloso.

- Este representante não teria poder nenhum de interferência, nem sequer de falar. Só iria mostrar que o que se passa ali é a pura realidade - afirmou.

Após a sugestão ter sido aprovada, a Fferj enviará á Ifab (International Football Association Board) o pedido de autorização para que a novidade seja vista nas partidas.