Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Treinado por Paquetá na base do Fla, Juan lembra: ‘Apostou em mim’

Zagueiro do Flamengo foi alçado a categoria superior pelo atual técnico do Botafogo e começou a caminhada para se tornar jogador profissional

Juan lembra de Paquetá com carinho (Gilvan de Souza / Flamengo e Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Escrito por

O ano é 1996. O então técnico do Juniores do Flamengo enxerga potencial em um zagueiro de 16 anos, ainda do Juvenil, e resolve apostar. O chama para a categoria superior, o coloca de titular e a equipe rubro-negra conquista do Campeonato Carioca da categoria. Depois disso, o zagueiro foi para o time profissional e, de lá para cá, jogou na Europa, atuou em em Copa do Mundo e retornou à Gávea com status de ídolo. O treinador, por sua vez, chegou à Seleção Brasileira de base, foi campeão Mundial Sub-17, Sub-20, trabalhou anos no exterior e voltou ao Brasil há menos de um mês, depois de 14 anos fora.

O zagueiro era Juan e o treinador, Marcos Paquetá. Os dois vão se reencontrar na tarde de hoje, no Maracanã. Juan estará com a camisa do Flamengo, enquanto Paquetá, dando ainda os primeiros passos no comando do Botafogo.

O camisa 4 rubro-negro recorda com que a passagem junto a Paquetá na
base do Flamengo não foi longa, mas de suma importância para o decorrer da carreira dele.

– Foi rápido, mas foi marcante. Eu era Juvenil e ele me puxou para jogar no
Juniores. Me colocou de titular, fomos campeões do Carioca e, de lá, fui para o
profissional. Então, ele que apostou em mim. Mesmo sendo de uma categoria abaixo, ele me deu a chance em uma categoria maior – disse.

Cria da base do Flamengo, Juan esteve na Gávea entre 1996 e 2002, quando se transferiu para o Bayer Leverkusen, da Alemanha. Em 2007, chegou à Roma, da Itália, onde ficou até 2012, ano em que retornou ao Brasil para defender o Internacional. Em 2016, o zagueiro volta ao Rubro-Negro, onde está até hoje.

Marcos Paquetá começou no América e também defendeu o Vasco.  Como treinador, a caminhada teve início no Mecão e, desde então, teve três passagens pelas categorias de base do Flamengo, além dos times inferiores do Fluminense e da Seleção Brasileira. Além disso, no profissional, comandou o Avaí, a seleção da Arábia Saudita e da Líbia, times do Qatar, Líbia, Iraque e estava no Pune City, da Índia, antes de acertar com o Botafogo.