Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Tem prorrogação na Supercopa do Brasil? Entenda o regulamento

Palmeiras e Flamengo se enfrentam às 16h30 deste sábado, no Mané Garrincha

Supercopa do Brasil será disputada entre Palmeiras e Flamengo (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Escrito por

Palmeiras e Flamengo se enfrentam, neste sábado, pela Supercopa do Brasil 2023. Em duelo marcado pelo equilíbrio, pode surgir a dúvida entre os torcedores: "O que acontece se a partida terminar empatada?". Abaixo, o LANCE! detalha o regulamento do torneio.

Em caso de empate nos 90 minutos, a decisão será diretamente nos pênaltis. De acordo com o artigo 9º do regulamento da Supercopa do Brasil, não haverá prorrogação: "Os clubes se enfrentarão em jogo único. Em caso de empate, a definição do campeão será através de disputa de pênaltis".

Como vai funcionar o VAR na Supercopa do Brasil?

- As revisões do VAR serão exibidas em tempo real nos telões do Mané Garrincha durante o jogo. Ou seja, os torcedores poderão acompanhar a verificação que é feita na cabine. Segundo a CBF, "A medida tem como objetivo facilitar a compreensão pelos espectadores das decisões tomadas pelo árbitro de campo com o auxílio do VAR."

+ Quem é melhor: Palmeiras ou Flamengo? Confira votação jogador por jogador feita pela redação do LANCE!

- Atualização no sistema de linha de impedimento. A CBF vai adotar um novo modelo para jogadas em que houver sobreposição das linhas traçadas pelo VAR. Uma linha azul será traçada, fazendo com que a jogada seja considerada legal. Ou seja, quando houver um impedimento "milimétrico", a tendência é que o VAR não aponte impedimento. Isso deve facilitar a vida dos árbitros e pode até aumentar a quantidade de gols, já que teremos menos impedimentos.

- A Fifa e algumas das principais ligas de futebol do mundo já utilizam esse modelo com linhas menos rigorosas no VAR.