Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Taça das Favelas: Finais serão disputadas neste sábado, em Bangu

Corte Oito e Curral das Éguas disputam título feminino; Patativas e Gogó da Ema decidem o campeonato masculino. Entrada no estádio de Moça Bonita será franca

Zona Oeste e Baixada Fluminense dominam decisão da competição (Foto: Divulgação)
Escrito por

Em seu oitavo ano, a Taça das Favelas Rio contou com o envolvimento de 96 mil jovens e 240 favelas, durante várias etapas. Na fase final, foram 84 favelas masculinas e 24 femininas disputando as partidas da competição, de onde sobraram duas por categoria que vão disputar o título no próximo dia 27 de julho, sábado, em Moça Bonita, estádio do Bangu.

Decidem o tão sonhado troféu Ari Pipa, nome dado em homenagem ao maior incentivador da Taça das Favelas, falecido no ano passado, os complexos do Corte Oito, de Duque de Caxias, e do Curral das Éguas, de Realengo, no feminino, e os complexos do Patativas, de Campo Grande e do Gogó da Ema, de Belford Roxo, pelo masculino. 

- A Taça das Favelas mostra, ano após ano, que não é só um torneio de futebol. Temos a capacidade de mobilizar e integrar diversas favelas. Fazendo com que moradores de diversos desses territórios convivam pacificamente em um mesmo ambiente. E a cereja desse bolo será a grande festa que faremos em Moça Bonita nas finais - comemorou Celso Júnior, diretor geral da Taça das Favelas.

Os jogos da competição começaram em março e aconteceram no Campo do Realengo, também na Zona Oeste do Rio. Antes disso, aconteceram Dias de Peneiras (DIPE’s), workshops sociais e outras atividades. A fase final da Taça das Favelas Rio 2019 contou com 84 seleções de favelas masculinas, com meninos de 14 a 17 anos, e 24 femininas, com idade livre.

No dia 27 de julho, os portões de Moça Bonita abrirão às 10h para o público. A entrada será franca, mas o estádio é sujeito a lotação. A final feminina terá início às 12h. Os meninos começam a decidir o título, às 14h, com transmissão ao vivo da Globo. 

Em ambas as partidas, a campeã será definida nos pênaltis em caso de empate, com três cobranças para cada seleção. Persistida a igualdade, as penalidades irão para as alternadas.

O Corte Oito chega à sua quarta final seguida. O Curral da Éguas, adversário do Corte Oito, fez a melhor campanha da competição e também marcou mais gols na competição.  

O Gogó da Ema destacou-se por vencer todos os seus jogos na competição. Além disso, a favela de Belford Roxo tem levado um grande número de torcedores para os jogos do maior campeonato de futebol entre favelas. O Patativas de Campo Grande, chegou na semifinal do ano passado, sendo considerado time sensação daquele campeonato, agora espera ir um pouco mais longe e ganhar o título do seu adversário, mesmo com o Gogó da Ema tendo uma melhor campanha e maior presença de torcida.