Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

STJD aceita parcialmente pedido de Botafogo e Fluminense e adia jogos para 28 de junho

Federação carioca já havia marcado a partida da equipe tricolor para esta data; Alvinegro jogaria um dia antes, no sábado

Botafogo e Fluminense tem jogos marcados para o fim de semana (Foto: Vítor Silva/Botafogo; Lucas Merçon/Fluminense)
Escrito por

O presidente do STJD, Paulo César Salomão Filho, aceitou apenas parcialmente o pedido de adiamento dos jogos de Fluminense e Botafogo no Campeonato Carioca. Com isso, as duas equipes podem entrar em campo somente a partir do dia 28 de junho, pela 4ª rodada da Taça Rio.

Esta data, um domingo, era exatamente a escolhida pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) para o duelo do Fluminense com o Volta Redonda. O Botafogo jogaria, de acordo com a tabela divulgada nesta terça-feira, no sábado, dia 27, mas teve o jogo remarcado também para domingo, às 11h, no Nilton Santos. O LANCE! apurou que o Alvinegro irá seguir o que foi decidido e entrará em campo na data designada. 

Veja a decisão abaixo:

"Por todo o exposto é que DEFIRO EM PARTE a liminar vindicada pelo Fluminense F. C. e pelo Botafogo F. R., para sustar por ora e ad referendum do Tribunal Pleno do STJD do Futebol, os efeitos da decisão do TJD/RJ, determinando assim o adiamento das duas primeiras partidas de retomada do Campeonato aprazadas para as Agremiações Requerentes, devendo as partidas serem realizadas a partir dos dias 28/06/2020 (4ª rodada da Taça Rio) e 01/07/2020 (5ª rodada da Taça Rio), ou outra data após 28.06.2020 a critério da Federação, podendo a FERJ proceder com os eventuais ajustes necessários no calendário do Torneio."

Em mediação no sábado, Ferj, Fluminense e Botafogo não chegaram a um senso comum. Por isso, a decisão ficou para o presidente do STJD. A expectativa era que saísse ainda no sábado, mas o decreto do prefeito Marcelo Crivella proibindo jogos até o dia 25 adiou o despacho.

O presidente tricolor, Mário Bittencourt chegou a aceitar jogar nos dias 30 de junho e 3 de julho, concordando que o Botafogo atuasse em 1º e 4 de julho, dando aos dois 10 dias de preparação. O Flu voltou a treinar na sexta-feira e o Alvinegro no sábado.

A federação foi irredutível na questão, aceitando apenas os dias 25 e 28 deste mês. Fluminense e Botafogo seguem pensando que não deveria haver jogos neste momento em que a pandemia do novo coronavírus não está controlada. No entanto, aceitaram voltar por entender que os clubes de menor expressão precisam receber as cotas.

A tentativa de acordo começou na noite de sexta-feira, com reunião de Botafogo, Fluminense, Ferj, os demais clubes da Série A do Campeonato Carioca e membros do STJD. A mediação foi feita pelas advogadas Juliana Loss, coordenadora do núcleo de mediação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e Ana Paula, da OAB/RJ. Depois de quatro horas, não houve entendimento.