Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Bahia
escudo default
1
3
escudo default
São Paulo

São Paulo derrota o Bahia na Fonte Nova e é o vice-líder do Brasileirão

Tricolor paulista bateu o Tricolor de Aço, por 3 a 1, com dois gols do atacante Luciano e três assistências do lateral Reinaldo. Equipe do Morumbi chega aos 41 pontos na competição 

Escrito por

O São Paulo segue firme e forte na caça ao Atlético-MG pela liderança do Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado, o Tricolor visitou o Bahia na Arena Fonte Nova e venceu, por 3 a 1, com dois gols do atacante Luciano e três assistências do lateral Reinaldo. A equipe do Morumbi chegou aos 41 pontos e assumiu a segunda colocação na tabela, com dois jogos a menos.

O que os tricolores deixaram a desejar no primeiro tempo, foi recompensado na etapa final. O São Paulo se aproveitou dos desfalques do Bahia e conseguiu pressionar seu adversário, sobretudo no segundo tempo. A tática funcionou e o técnico Fernando Diniz ainda contou a estrela do atacante Luciano, que fez um gol de bicicleta e outro de chapa, no canto, de primeira. 

Com o resultado, o Tricolor paulista assumiu a segunda colocação, com 41 pontos e dois jogos a menos do que seus rivais pelo título nacional. Já o Bahia estacionou nos 28 pontos e estacionou no meio da tabela. O clube nordestino briga por uma vaga na Copa Sul-Americana e tem quatro pontos de vantagem para o Vasco, o primeiro dentro da zona do rebaixamento.

Primeiro tempo truncado e com polêmica 
O espetáculo apresentado nos 45 minutos iniciais não foi de grande qualidade técnica. Recheado de desfalques, o Bahia se fechou, deu a posse de bola para o São Paulo e apostou na velocidade de Rossi pelas beiradas do campo. A tática chegou a surtir efeito, mas o Tricolor de Aço não conseguiu perigo para o gol defendido por Tiago Volpi. O São Paulo dominou o meio de campo, mas foi lento e chegou com perigo apenas em uma oportunidade. 

O lance de destaque da etapa inicial foi uma polêmica envolvendo o VAR. Em bola cruzada na área do São Paulo, o goleiro Tiago Volpi saiu da pequena área para dar o soco na bola e acabou acertando a cara do zagueiro Ernando, já que Arboleda desviou a bola momentos antes. O árbitro de vídeo entendeu como agressão, mas Leandro Pedro Vuaden entendeu que não houve intenção do goleiro são-paulino em atingir o jogador do Bahia. 

Bicicleta de Luciano 
No intervalo, o técnico Fernando Diniz trocou a marcação do São Paulo e o time foi mais efetivo. O zagueiro Léo deu a vaga para Tchê Tchê e o lateral Juanfran foi sacado para a entrada de Vitor Bueno. O Tricolor ganhou mais espaço, foi mais dinâmico e pressionou o Bahia em seu campo de defesa. 

Em uma cobrança de lateral de Reinaldo dentro da área, a zaga do time da casa afastou mal, e o atacante Luciano - ligado na jogada - virou uma bicicleta e estufou a rede do Douglas. O goleiro do Bahia saiu atrasado da pequena área e não teve tempo para defender a jogada plástica do jogador são-paulino. 

Luciano brilhou de novo pelo São Paulo (Foto: Tiago Caldas/Fotoarena/Agência Lancepress!)

Tricolor paulista amplia com Arboleda 
Não demorou muito para o São Paulo aumentar sua vantagem na Fonte Nova. Com o Bahia acuado em seu campo de defesa, o Tricolor dominou as ações ofensivas e, em jogada de escanteio, marcou o segundo gol. O lateral Reinaldo jogou a bola no meio da área e o equatoriano Arboleda subiu mais alto do que seus adversários para testar firme e ampliar o marcador. 

Duas vezes Luciano na Fonte Nova 
Em alta na temporada, o atacante Luciano teve mais uma noite de artilheiro com a camisa do São Paulo. Em rápido contra-ataque pela esquerda, Reinaldo chegou até a linha de fundo, cruzou rasteiro para trás e o camisa 11 bateu de primeira, sem chances de defesa para Douglas. Foi o segundo dele na Fonte Nova. 

Bahia diminui, mas sem chances de reação
Substituindo Mano Menezes, diagnosticado com COVID-19, o auxiliar Claudio Prates colocou Clayson e Nino Paraíba aos 30 minutos do segundo tempo e foi exatamente da dupla que saiu o único gol do Bahia na partida. Nino Paraíba recebeu bola em profundidade pelo lado direito do campo, acreditou na jogada e jogou na área. O atacante Clayson entrou em velocidade e bateu cruzado, sem chances de defesa para Tiago Volpi. O gol, no entanto, veio tarde e o Tricolor de Aço pouco pôde fazer no restante da partida.

FICHA TÉCNICA
BAHIA 1x3 SÃO PAULO 

Data: 28 de Novembro de 2020
Horário: 19h (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)  
VAR: Heber Roberto Lopes (SC)  

Cartões amarelos: Gabriel Sara e Daniel Alves (São Paulo)

Gols: Luciano (0-1) (6'/2ºT); Arboleda (0-2) (20'/2ºT); Luciano (0-3) (28'/2ºT); Clayson (1-3) (35'/2ºT).

BAHIA
Douglas; Edson, Ernando, Juninho e Matheus Bahia; Gregore, Elias (Nino Paraíba, aos 30'2ºT), Ramon (Élber, aos 17'/2ºT), Alesson (Saldanha, aos 17'/2ºT) e Rodriguinho (Danielzinho, aos 17'/2ºT); Rossi (Clayson, aos 30'/2ºT). Técnico: Claudio Prates.

SÃO PAULO
Tiago Volpi; Juanfran (Vitor Bueno, no intervalo), Arboleda, Léo (Tchê Tchê, no intervalo) e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Gabriel Sara (Hernanes, aos 36'/2ºT) e Igor Gomes (Rodrigo Nestor, aos 39'/2ºT); Brenner e Luciano (Pablo, aos 36'/2ºT). Técnico: Fernando Diniz.