Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Samuel Xavier é líder de chances criadas pelo Ceará no Campeonato Brasileiro

Lateral vem se destacando com a camisa do Vôzão

Samuel Xavier é bastante identificado com a torcida do Ceará (Foto: Mauro Jefferson/Cearasc.com)
Escrito por

Titular absoluto em todos os jogos do Ceará nessa temporada, o lateral Samuel Xavier vem se destacando há um bom tempo. Jogador polivalente e de uma regularidade ímpar, ele é o líder de grandes chances criadas pelo Vozão nesse início de Campeonato Brasileiro – são duas no total, segundo o SofaScore.

Nessa última segunda-feira (24), o atleta recebeu a excelente notícia de que entrou para a seleção dos melhores jogadores da 5ª rodada do Campeonato Brasileiro, eleição de um dos principais premiações individuais do país.
O camisa 22 do Ceará é idolatrado pela torcida alvinegra, e sabe muito bem desse carinho do torcedor.

Tanto é que ele tem 186 jogos, 9 gols e 10 assistências pelo Vozão, segundo o site de estatísticas BeSoccer. Samuel Xavier é raçudo, habilidoso, rápido, sabe marcar, cruzar, ir à linha de fundo, driblar. Literalmente, um dos laterais mais completos do futebol brasileiro atualmente.

Nesse começo de Brasileirão, segundo o SofaScore, Samuel Xavier ainda é o segundo melhor do time em passes certos, com média de 38.4 (83%). Quando  se fala em passes decisivos, aqueles para gol, ele é o terceiro do time, com média de 1.2 passes.

Para um lateral do calibre e qualidade de Samuel Xavier, é necessário que ele saiba dar bolas longas aos seus companheiros e desarmar o ataque adversário. Nisso, o jogador sabe muito bem: ele é o terceiro melhor do time em bolas longas por jogo, com média de 2.4 bolas. Além disso, o número 22 é o quarto melhor da equipe quando se fala em desarmes, com média de 1.6.
Samuel Xavier atuou em todos os 25 jogos do Ceará em 2020, e todos como  titular. Já são 5 partidas no Brasileiro e 5 como titular máximo do time. Nesse ano já anotou 2 gols.

Ainda em 2020, cinco anos depois, ele conquistou a sua segunda Taça da Copa do Nordeste, com um detalhe importante: os dois títulos de forma invicta. O  atleta do Vozão já tinha sido campeão em 2015. Inclusive, ele tem uma curiosidade interessante: deu as assistências do primeiro gol do primeiro jogo nas finais de 2015 e 2020. Em 2015, Ricardinho fez o gol. Neste ano, Cléber balançou as redes.

O jogador do Vozão é um dos melhores da posição no país e foi o melhor lateral da  competição estadual. Além disso, é um jogador com chegada forte à frente, muitas assistências e grande poder de marcação. Pelo Vozão, Samuel Xavier já foi campeão cearense (2014); da Copa dos Campeões Cearenses (2014) e da Copa do Nordeste (2015 e 2020).