Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
São Paulo
escudo default
2
0
escudo default
Palmeiras

Fim do jejum! São Paulo bate o Palmeiras e conquista o Campeonato Paulista após 16 anos

Tricolor volta a vencer um título após quase nove anos de seca. São Paulo ganhou de seu rival por 2 a 0, no Morumbi, e vence o estadual pela primeira vez desde 2005

Escrito por

Fim do jejum! O São Paulo é o campeão paulista de 2021! O Tricolor derrotou o Palmeiras por 2 a 0, no Morumbi, na tarde deste domingo (23), e volta a levantar uma taça após quase nove anos de seca. No estadual, a fila era ainda maior, de 16 longos anos. 


A taça foi incontestável. A melhor campanha do campeonato com 11 vitórias, quatro empates e somente uma derrota. Foram 38 gols marcados em 16 partidas, o melhor ataque do torneio.

>> GALERIA: Relembre a campanha do título paulista jogo a jogo

>> GALERIA: Confira todos os títulos paulistas do São Paulo e quem foi vice

>> VÍDEO: Veja os dois gols do São Paulo na final do Paulistão


O time de Hernán Crespo mereceu muito o título, priorizando e dominando o torneio do começo ao fim.

Na partida da final, o Tricolor mostrou sua qualidade técnica para vencer por 2 a 0 um rival muito bem montado na defesa. Com gols de Luan, cria da base, e Luciano, craque da equipe, o título foi conquistado.

O JOGO

Jogo começa mais parado

A partida começou morna, com as equipes se estudando e marcando bastante. A primeira finalização veio apenas aos sete minutos, quando Rony arriscou de fora da área, mas o chute saiu fraco e não levou perigo nenhum. Poucos minutos depois, novamente com Rony, o Palmeiras chegou em mais um ataque, desta vez finalizado por Danilo Barbosa, que que chutou mal para fora do campo.

Clima esquenta

Aos dez minutos de jogo, Liziero atingiu o rosto de Rony em uma disputa de bola na lateral, para a fúria do treinador Abel Ferreira, que reclamou com o volante do São Paulo. A situação gerou bastante tumulto, esquentando o clima do jogo e rendeu um amarelo para Liziero. Poucos minutos depois, foi a vez do árbitro Raphael Claus intervir no banco de reservas do Tricolor, que pediu cartão amarelo de forma exaltada.

Luan abre o placar para o São Paulo

Aos 36 minutos do primeiro tempo, o volante Luan arriscou de fora da área e contou com um desvio em Felipe Melo para abrir o placar da decisão. O gol veio em um momento em que o jogo estava muito parado, muito truncado, com as equipes explorando muito pouco o ataque.

Primeiro tempo termina mais intenso


Com o placar aberto, o jogo melhorou um pouco, com o Palmeiras procurando mais o ataque para reverter o placar o Tricolor tentando utilizar a maior abertura do rival para ampliar a liderança.

Palmeiras vai ao ataque no segundo tempo

A segunda etapa começou com algumas alterações importantes no time do Palmeiras. O técnico Abel Ferreira tirou Felipe Melo e Danilo Barbosa para as entradas de Danilo e Patrick de Paula. As alterações visaram mais leveza para o meio de, campo, ajudando o time a ficar mais ofensivo.

Assim, o Verdão foi para o ataque, buscando um gol de empate, mas não conseguiu chegar com perigo ao gol do São Paulo. Os primeiros minutos do segundo tempo foram mais mornos, mas o jogo ficou claramente mais aberto.

Jogo fica mais parado, Palmeiras aposta nos jovens

Na sequência da segunda etapa, a partida perdeu um pouco da intensidade. O São Paulo passou a apostar em uma postura um pouco mais defensiva, fazendo o Palmeiras sair de seu campo de defesa e se abrir.

Com isso, o Tricolor ganhou a opção de explorar os contra-ataques e conseguiu chegar bem, inclusive, com Luciano. Do outro lado, o Verdão apostou na entrada de jovens jogadores, tentando dar mais leveza ao ataque.

Luciano amplia e Tricolor põe a mão na taça

Aos 32 minutos do segundo tempo, o São Paulo utilizou muito bem os espaços cedidos pela defesa do Palmeiras para ampliar o placar.

Em bela jogada pelo lado esquerdo do ataque, Rodrigo Nestor recebeu a bola no fundo e colocou com muita qualidade para Luciano, sozinho na área, empurrar para o gol e deixar o São Paulo muito perto do fim da fila.

As equipes voltarão a campo já no meio de semana, pela Copa Libertadores. Ambos já estão classificados para as oitavas de final do torneio. Na terça (25), o Tricolor recebe o Sporting Cristal, no Morumbi, às 21h30. O Palmeiras, por sua vez, entrará em campo na quinta, quando terá pelo frente o Universitário (PER), no Allianz Parque, às 19h. 

SÃO PAULO 2 X 0 PALMEIRAS
Local: Estádio do Morumbi, São Paulo (SP)
Data e horário: 23 de maio de 2021, às 16h
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli, Neuza Ines Back e Thiago Luis Scarascati
VAR: Marcio Henrique de Gois

Gols: Luan (36'1ºT) (1-0) e Luciano (32'2ºT) (2-0)

Cartões amarelos: Liziero, Igor Gomes e Hernanes (São Paulo); Lucas Lima, Renan, Wesley (Palmeiras).

SÃO PAULO
Volpi, Arboleda, Miranda e Léo; Igor Vinícius, Luan (Rodrigo Nestor, aos 17'2ºT), Liziero (William, aos 37'2ºT), Gabriel Sara, Igor Gomes (Joao Rojas, aos 29'2ºT), e Reinaldo; Pablo (Luciano, no intervalo). Técnico: Hernán Crespo.

PALMEIRAS
Weverton; Luan (Gabriel Menino, aos 17'2ºT), Gustavo Gómez e Renan; Mayke, Felipe Melo (Danilo, no intervalo), Danilo Barbosa (Patrick de Paula, no intervalo) e Victor Luís (Wesley, aos 17'2ºT); Raphael Veiga (Gustavo Scarpa, aos 23'2ºT); Rony e Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira.


Foto: Erico Leonan / saopaulofc