Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Quem RI melhor? Ribamar e Riascos medem forças por título do Carioca

Artilheiros e carismáticos, Ribamar e Riascos se encontram no Maracanã pela primeira final do Carioca. Por Botafogo e Vasco, eles lutam neste domingo para sair na frente pelo título

Ribamar, do Botafogo, e Riascos, do Vasco: quem vai se dar melhor neste domingo? (Fotos: Arquivo LANCE!)
Escrito por

Irreverentes e candidatos a protagonistas na decisão do Carioca. Depois de um começo de ano sem grandes expectativas, Ribamar e Riascos aproveitaram as chances dadas por Ricardo Gomes e Jorginho e comandam os ataques dos seus times na final do Carioca neste domingo, às 16h, no Maracanã. O site do LANCE! transmite o jogo em tempo real.

A trajetória de Ribamar no Botafogo é marcada pela ascensão meteorica. Depois de disputar a Copinha em janeiro – marcando dois gols – ele foi integrado ao elenco principal. Apesar da timidez normal para a idade (18 anos), se destacou nos profissionais e não desperdiçou a chance. Com gols em clássicos e boas partidas em sequência, ele surpreende à todos pela idade e pelo porte físico avantajado:

– Ribamar é importante. Tem uma força que incomoda os zagueiros e tem muita mobilidade. Está trabalhando e assimila tudo muito rápido. Interessante para um jogador de 18 anos. O que ele evoluiu, desde janeiro, é impressionante – disse Ricardo Gomes durante a semana.

Riascos também é um caso à parte. Criticado pela maioria da torcida vascaína no ano passado, deu a volta por cima no Carioca. Tornou-se artilheiro (nove gols) e peça-chave do Cruz-Maltino, decisivo em clássicos e sempre irreverente. Além do mais, a obediência tática do atacante colombiano é valorizada constantemente por Jorginho:

– O Riascos é um jogador que tem tido um destaque porque tem sido obediente. Tem dado trabalho aos zagueiros, não se contenta em ser pivô. É um jogador que se movimenta bem, joga em velocidade, e isso dificulta para o adversário. Além da penetração na diagonal, faz bem o pivô. A torcida está vendo isso e está nos ajudando muito para as vitórias – disse o técnico do Cruz-Maltino.

Na tarde deste domingo, os dois entram em campo como a principal esperança de gols de suas respectivas equipes. De um lado, o garoto da Cidade de Deus que vive sua primeira experiência profissional no Maracanã. Do outro, o colombiano carismático que caiu nas graças da torcida pelas boas exibições e busca a cereja do bolo, que seria o título. Ingredientes não faltam para um grande jogo!

ASCENSÃO DE RIBAMAR

Profissionais
Depois de se destacar na Copinha, Ribamar foi chamado para incorporar os profissionais na pré-temporada alvinegra, em Domingos Martins. E se destacou.

Titularidade
Com isso, Ribamar passou à frente de Luis Henrique e virou o titular do Botafogo no começo do ano. Ricardo Gomes via nele uma boa opção para fazer o pivô por conta do bom porte físico.

Gols em clássicos
Ribamar desencantou em um clássico contra o Fluminense, em Cariacica. Desde então, virou carrasco do rival. Marcou outras duas vezes e se destacou nos clássicos. Contra o Flamengo, foi bem e sofreu pênalti de Wallace. Contra o Vasco, deu muito trabalho.

VOLTA POR CIMA DE RIASCOS

Chegada ao Brasil
Chegou ao Brasil em 2015 para defender o Cruzeiro como solução na Libertadores, mas não deu certo e foi emprestado ao Vasco. Em São Januário, no início, também não apresentou um bom futebol, com a torcida o apelidando de “Fiascos”.

Jorginho ajuda
Depois que o técnico Jorginho chegou ao Vasco, Riascos começou a apresentar indícios de melhora em campo. Foi peça fundamental na ascensão na tentativa de escapar do rebaixamento – o que acabou não conseguindo no fim.

De bem com a vida
Neste ano, Riascos voltou de bem com a vida e passou a ser incontestável na posição. Fez ainda a diretoria iniciar conversa para que permaneça.