Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Prefeitura do Rio vai multar gestão do Maracanã por público no Fla-Flu: ‘Infração sanitária gravíssima’

No primeiro jogo da final do Carioca, do último sábado, estádio recebeu um total de 148 convidados, sendo a maioria de rubro-negros

Maracanã será o palco dos dois jogos da final do Carioca (Foto: Divulgação)
Escrito por

A presença dos 148 convidados no Fla-Flu do último sábado trará um prejuízo para a gestão do Maracanã. Neste domingo, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro anunciou que vai multar a administração do estádio em R$ 14.060,72 pelo público presente no primeiro jogo da final do Carioca.

+ Fla-Flu termina com confusão entre atletas, dirigentes e convidados no Maracanã

Em nota oficial (leia na íntegra no final da matéria), o órgão apontou "infração sanitária gravíssima" e alertou que não houve nenhum pedido de liberação para convidados por parte de Flamengo, Fluminense ou Ferj. Vale lembrar que os presentes não fizeram testes de Covid-19 e foram apenas orientados a usarem máscara e respeitarem distanciamento entre eles.

Ao todo, a federação registrou 148 convidados na partida do último sábado. Desse total, 114 eram convidados rubro-negros, mas havia também patrocinadores, funcionários da Record e também da Secretaria de Esportes do governo do Rio de Janeiro.

+ Confira a tabela completa da Libertadores 2021

Presidente da Ferj, Rubens Lopes criticou a decisão da Prefeitura em multar a administração do Maracanã.

- Quando se trata do interesse da CBF e da Conmebol, nada é obstáculo para se colocar cinco mil pessoas no estádio, de qualquer jeito, sem protocolo e sem qualquer cuidado que não seja a mímica do ilusionismo conveniente. Quando a ciência sucumbe à política ou a outros interesses, pouco se pode fazer. Aguardem o início do Campeonato Brasileiro e poderão ver que tudo passará a valer e ser possível - disse Rubens Lopes, ao UOL.

Confira a nota da Secretaria Municipal de Saúde:

"A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que a presença de público em estádios e ginásios esportivos, ainda que não pagante, está expressamente vedada por força do Decreto 48425/21.

A iniciativa de manter 300 convidados no interior do estádio do Maracanã para assistirem à partida entre Flamengo e Fluminense, pelo Campeonato Carioca, ocorrida sábado (15/05), configurou infração sanitária classificada como gravíssima, pelo potencial do dano causado, conforme previsto no art. 30, XXV do Decreto 45585/18, combinado com o Decreto 48425/21, que prevê a penalidade de multa.

Por isso, será aplicada uma multa, no valor de R$14.060,72, à administração do Maracanã, que tem a responsabilidade de zelar pelo cumprimento das medidas de proteção à vida.

O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio) ressalta ainda que tanto o Maracanã quanto a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ), organizadora da competição, não fizeram qualquer pedido para a liberação da presença de público no estádio".