Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Pelé: mineiro, atleticano e com forte história com o Cruzeiro

O 'Rei do Futebol' morreu nesta quinta-feira e tinha ligação com clubes mineiros

Pelé tinha ligação com o futebol mineiro - Arquivo / LANCE!
Escrito por

O mundo do futebol lamenta nesta quinta-feira (29) a morte do ex-jogador, Pelé. E o 'Rei do Futebol' já reconheceu ser atleticano por causa do pai e já teve uma grande história com o Cruzeiro.

Pelé nasceu em Três Corações, no sul de Minas Gerais. E já foi falado alguns clubes do coração, como o Corinthians, como escreveu Luiz Carlos Cordeiro, autor do livro 'De Edson a Pelé' e até foi falado dito que o Rei era vascaíno.

Todavia, em 1999, em entrevista à Revista Placar, Pelé disse que torcia pelo Atlético-MG por causa do pai.

- Essa história (de ser vascaíno) começou quando eu disputei um torneio por um combinado Santos-Vasco. Mas, na verdade, eu torcia pelo Atlético Mineiro, porque meu pai, ‘seu’ Dondinho, jogou lá - salientou.

O pai de Pelé realmente atuou com a camisa do Atlético-MG. Sua passagem, no entanto, foi breve, apenas um jogo, um amistoso contra o São Cristóvão, do Rio de Janeiro. A partida foi disputada em 1940, no Estádio Antônio Carlos, onde hoje é o Shopping Diamond Mall - vendido pelo Galo recentemente.

O jogo serviu de teste para o pai do Rei do Futebol. Todavia, ele sofreu uma dura entrada no joelho e lesionou-se, ficando, portanto, sem contrato.

Tempos depois, quando Pelé já iniciava sua trajetória para se tornar Rei, o Cruzeiro cruzou seu caminho. Isso porque Pelé estava no grupo com Pepe e Coutinho, na equipe que era pentacampeã brasileira. Todavia, um jogo contra Tostão, Dirceu Lopes, Natal e Piazza, terminou em uma goleada de 6 a 2 para a Raposa.

Nesta partida, Pelé terminou expulso, irritado com a forte marcação. Na saída, ele foi hostilizado pela torcida do Cruzeiro que perguntava: 'Cadê o Pelé?'. O Rei do Futebol, no entanto, levou na esportiva e mostrou cinco dedos para os cruzeirenses, lembrando os cinco títulos brasileiros do Santos.