Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Pelé, 80 anos em 80 dias: a primeira vez de Pelé com a camisa do Peixe

Levado pelo ex-jogador e técnico Waldemar de Britto, Pelé chegou ao Santos com 16 anos e logo na estreia anotou seu primeiro gol pelo Peixe. Em seguida foi artilheiro do Paulistão-57

A primeira vez em que Pelé vestiu a camisa do Santos (Foto: Montagem sobre Reprodução da Santos TV)
Escrito por

Levado ao Santos como uma grande promessa por Waldemar de Britto, ex-atacante do Palmeiras, entre outros clubes, e então técnico, Pelé chegou à Vila Belmiro em 1956. De acordo com informações do site oficial do Santos, Britto teria afirmado à época:

- Esse menino vai ser o melhor jogador de futebol do mundo!.

Proféticas palavras. Pelé fez sua estreia pelo time equipe profissional cerca um mês após chegar à Baixada Santista, vindo de Bauru, onde vivia com sua família antes de se mudar.  Seu primeiro jogo foi contra o Corinthians de Santo André, em partida que o Santos venceu com goleada por 7 a 1. Pelé entrou no segundo tempo de partida e marcou o sexto gol, seu primeiro pelo Peixe.

Anda com 16 anos de idade, ele já era titular do Santos em 1957 e foi artilheiro do Campeonato Paulista, o mais jovem até hoje, marcando 36 gols. Foi assim que despontou nacionalmente. O Rei do Futebol atuou durante quase toda sua carreira no Santos, entre 1956 a 1974. No período, ele levou o clube a conquistar dez títulos estaduais e seis campeonatos nacionais (Taça Brasil e Torneio Robertão), além de duas Copas Libertadores e dois Mundiais de Clubes, em 1962 e 1963.