Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Pelé, 80 anos em 80 dias: melhor do mundo sem ter atuado em europeu

Rei do Futebol conseguiu algo impensável nos dias de hoje: ser alçado à condição de melhor jogador de futebol do mundo sem nunca ter defendido algum clube europeu

(Foto: Divulgação)
Escrito por

Mais uma das curiosidades envolvendo a vitoriosa carreira de Pelé reside no fato de que ele foi alçado à condição de melhor jogador de futebol do mundo sem nunca ter defendido algum clube europeu, algo absolutamente impensável nos dias de hoje. 

Atualmente é praticamente impossível pensar em algum jogador com os títulos e habilidades de Pelé que não esteja atuando no mercado europeu. Mas naquele tempo o cenário era outro. Assim como a maioria dos jogadores contemporâneos de seu período, Pelé não atuou em nenhum clube do Velho Continente. Aliás, curiosamente ele vestiu a camisa de apenas dois times ao longo de toda a carreira. A do Santos, entre 1956 e 1974, e a do New York Cosmos, dos Estados Unidos, entre 1975 e 1977.

Para se ter uma ideia do peso que o mercado europeu tem, desde que o prêmio oficial de melhor jogador do mundo foi criado, 1991, todos os vencedores atuavam na Europa no período da eleição.