Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Grêmio
escudo default
2
0
escudo default
Cruzeiro

Grêmio derrota Cruzeiro e afunda rival na tabela de classificação

O time mineiro lutou, mas esbarrou em suas limitações, na expulsão de Robinho, ficando com um a menos, e na qualidade da garotada gremista

David, à direita, teve mais uma jornada decepcionante e sem conseguir ser efetivo no ataque do Cruzeiro- (Raul Pereira/Lancepress!)
Escrito por

O atacante David disse antes do jogo com o Grêmio, nesta quinta-feira, na Arena Grêmio, pela 37ª rodada, que a derrota do Ceará para o Corinthians deixaria o time mineiro mais confortável no campeonato, pois dependeria apenas dos seus esforços. David estava errado, pois a Raposa chegou à 15ª derrota no Brasileiro e estacionou nos 36 pontos: 2 a 0, gols de Ferreira e Pepê.

Para não cair para a segunda divisão, o Cruzeiro precisa vencer o Palmeiras, em BH, na última rodada, e torcer pela derrota do Ceará contra o Botafogo no Nilton Santos. Um empate do Vozão rebaixa a equipe celeste.

A equipe de Adílson Batista teve brio, correu, perdeu um jogador por lesão, Robinho, após fazer as três substituições, complicando ainda mais sua situação na tabela. O Grêmio, cumprindo tabela, usou o que tinha de melhor e ainda pôde colocar os jovens da base, que acabaram decidindo o jogo a favor do Tricolor.

Restava ao Cruzeiro fazer o que não vem conseguindo: ter o fator casa a seu favor para tentar vencer o time paulista, que já está na Libertadores e briga ainda pelo vice-campeonato Brasileiro.

Não tem moleza
Grêmio iniciou jogo com praticamente todo o time titular, criando bons lances de ataque, mesmo com a defesa da Raposa estar bem postada. O Cruzeiro tentou uma marcação mais no campo do adversário, mas com jogadores lentos, pecou no último passe. Ederson quase abriu o placar. Ele conseguiu ganhar na velocidade de Kanneman, vê Paulo Victor adiantando, deu um “tapa” por cima, mas o goleiro gremista espalmou.

David + bola limpa perto do gol = chute na arquibancada
O atacante da Raposa continuou demonstrando que não tem qualidade para conduzir o ataque azul. Em duas chances em que conseguiu limpar a jogada, isolou a bola, mesmo tendo o corpo equilibrado para o arremate. Adílson Batista tinha de fazer igual as professoras no passado e mandar o David escrever: “não devo errar o gol, não devo errar o gol” e treinar finalizações.

Adílson age rápido

Ariel Cabral, lento no meio de campo, sendo dominado pelos meninos do Grêmio, cometeu uma falta. Levou o cartão amarelo. Em seguida, puxou novamente o atacante gremista. Todos preparavam para ver o segundo amarelo e a expulsão em seguida. Mas o árbitro André Luiz de Freitas deu “uma moral” para a Raposa e não puniu o volante. Adílson Batista percebeu logo a situação e colocou Robinho no lugar de Cabral.

Orejuela deslocado
A ideia de colocar o lateral-direito como ponta até era promissora. Porém, a falta de cacoete do colombiano de atuar no ataque fez diferença. Orejuela voltava com frequência para a defesa e o fator surpresa, quando ele sai do setor defensivo para o ataque foi perdido, deixando ele pouco útil na partida. Edílson não comprometeu, mas também não mostrou muita coisa, algo recorrente no seu ano pela Raposa.

Robinho fora. Cruzeiro com um a menos
O meia quase marcou o gol da Raposa, mas ao tentar pegar o rebote, bateu o joelho em disputa com Michel e Paulo Victor e acabou levando a pior. Como já havia feito as três substituições, o time azul ficou com um a menos o restante da partida.

Renato aproveitou o homem a mais. Gol do Grêmio
Em um belo lance de contra-ataque, Cebolinha fez um belo corta-luz e o jovem Ferreira dominou, chutou, a bola desviou em Egídio, sem chances para Fábio. Drama azul ficando cada vez maior.

Outro gol do Grêmio
Pepê fez a fila na defesa do Cruzeiro e só foi parado com falta dentro da área celeste. O garoto foi para a cobrança e colocou a bola para um canto, Fábio no outro.

Última rodada
O Cruzeiro recebe o Palmeiras, domingo, às 16h, no Mineirão. O Grêmio vai a Goiânia, no mesmo dia e hora, encarar o Goiás e encerrar sua participação nesta edição do Campeonato Brasileiro de 2019.

FICHA TÉCNICA

Grêmio 0 x 2 Cruzeiro
Local
: Arena do Grêmio
Data-Hora: 5 de dezembro de 2019, às 19h15.
Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro(GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva e Cristhian Passos Sorence(GO)
VAR: Wagner Reway(PB)
Cartões Amarelos: Egídio, Ariel Cabral, Edílson, Cacá(CRU)
Cartões Vermelhos: Egídio(CRU)
Público e Renda: Pagantes: 18.306/Total: 20.454/Renda: R$ 635.190,00
Gols: Ferreira, aos 21’-2ºT(1-0), Pepê, aos 39’-2º T(2-0)

GRÊMIO:
Paulo Victor; Rafael Galhardo(Patrick, aos 21’-2ºT), David Braz, Kannemann e Cortez; Michel, Matheus Henrique; Pepê, Diego Tardelli(Ferreira, aos 15’-2ºT) e Everton Cebolinha; Luciano(Isaque, aos 34’-2ºT).
Técnico: Renato Gaúcho

CRUZEIRO:
Fábio; Edilson, Cacá, Léo e Egídio; Henrique, Ariel Cabral(Robinho, aos 41’-1ºT), Ederson e Orejuela(Ezequiel, aos 11’-2ºT); David e Fred(Pedro Rocha, aos 9’-2ºT). Técnico: Adílson Batista