Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Olho vivo! Confira quem pode surpreender os gigantes do Carioca

Clubes de menor investimento recorrem a jogadores renomados e às suas categorias de base para tentarem 'roubar' a cena no Campeonato Estadual

Souza é a novidade do Madureira para a competição (Foto: Divulgação/FERJ)
Escrito por

Enquanto Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco fazem seus últimos ajustes antes de suas respectivas estreias no Campeonato Carioca, os clubes de menor investimento trabalham forte para dar o ar da graça na competição.  Entre velhos conhecidos das principais torcidas do Rio de Janeiro, há uma série de novidades nos adversários dos gigantes cariocas.

O LANCE! mostra a partir agora as novidades que pintarão no Campeonato Carioca de 2016. Confira!

GRUPO A - Grupo de Vasco e Fluminense

BANGU

Almir volta a Moça Bonita para liderar o Bangu (Foto: Divulgação)

A competitividade ditará o ritmo do Bangu no Estadual. Contando novamente com a liderança do meia Almir, que retornou após uma breve passagem pelo Flamengo, os banguenses terão uma equipe modesta de nomes. O zagueiro Arthur Sanches, com passagens por Flamengo e Joinville, e o volante Yves, que jogou no Vasco, são outros destaques em meio a um elenco que aposta no comprometimento.

- Estamos desde dezembro trabalhando, para tentar surpreender e mostrar um futebol aguerrido, com muita posse de bola. Com a volta do Almir, temos um jogador de qualidade internacional ao nosso lado e, além disto, ele pode passar sua experiência aos jogadores jovens - declarou o técnico Emanoel Sacramento, ao LANCE!.

Time-base: Célio; Barach, Anderson Penna, Arthur Sanches e Guilherme; Mateus Avelar, Magno, Yves, Júnior (Geovane), Daniel e Almir; Geraldo. Técnico: Emanoel Sacramento

Destaque: Almir

BOAVISTA

Após passagem no Vasco, Leandrão acertou com o Boavista (Foto: Divulgação)

Sob o comando do ex-jogador Rodrigo Beckham, O Boavista entra em mais um Campeonato Carioca com a missão de se manter na elite do futebol carioca. No meio, o experiente Thiaguinho, ex-Botafogo, é um dos destaques do time. O centroavante Leandrão, emprestado pelo Vasco, é a principal contratação do clube de Bacaxa. A diretoria também trouxe o meia Marquinho Alves, de 33 anos, com passagens por Vasco, Fluminense e Botafogo.

Time-base: Vinícius; Nerylon, Anderson Luís, Vitor e Davi; Douglas Pedroso, Maranhão, Thiaguinho e Guilherme Costa; Matheus Paraná e Leandrão. Técnico: Rodrigo Beckham.

Destaque: Thiaguinho

CABOFRIENSE

Leandro Euzébio chega à Cabofriense após passagem turbulenta no Tupi (Foto: Divulgação)

Disposta a se redimir da fraca campanha do ano anterior, a Cabofriense inicia o Campeonato Carioca repleta de caras novas. Até o momento, 21 jogadores foram contratados, e as principais novidades são Leandro Euzébio, zagueiro bicampeão brasileiro com o Fluminense, o lateral-esquerdo Leandro, com passagens por Cruzeiro e Palmeiras, e Andreazzi, cedido pelo Botafogo. Diante de tantas mudanças, o técnico Eduardo Húngaro reconhece que a equipe terá dificuldades no início da competição:

- A equipe está ainda em formação, lidando com uma reformulação após uma temporada ruim. Mas, mostrando a garra na pré-temporada, podemos nos salvar do rebaixamento e, quem sabe, ao menos ficar entre os oito primeiros - afirmou o ex-treinador do Botafogo, ao LANCE!.

Time-base: Andrey; Fabinho Capixaba, Raphael Andrade, Leandro Euzébio e Leandro; Andreazzi, Gilson, Keninha e Carlinhos; Marquinhos do Sul (Abner) e Charles Chad. Técnico: Eduardo Hungaro

Destaque: Leandro Euzébio

MACAÉ

Pipico segue como trunfo do Macaé (Foto: Tiago Ferreira / Macaé Esporte)

O momento do Macaé é de juntar os cacos após a queda para a Série C do Brasileirão. Visando ganhar novo fôlego, a equipe entra em campo no Campeonato Estadual completamente reformulada: até o momento, 14 jogadores chegaram (dentre eles Yago, meia-atacante cedido pelo Vasco). Porém, o centroavante Pipico, que tem passagens por Vasco e Bangu, segue como trunfo para a "linha de montagem" do Leão.

- Muitos jogadores chegaram na pré-temporada, estamos com dificuldade para montar a equipe. Mas esperamos que estas caras novas ajudem os jogadores remanescentes do ano passado a não sofrerem interferências com as más lembranças do rebaixamento para a Série C - disse Toninho Andrade, ao LANCE!.

Time-base: William Alves; Gedeílson, Thiago Cardoso, Luís Felipe (Kleber Viana) e Ebert; Wagner Carioca, Dos Santos, Marques e Marquinho; Pipico e Jones (Bruno Luís). Técnico:

Destaque: Pipico

PORTUGUESA-RJ

Com passagem pelo Remo, Rafael Paty desembarca na Lusinha (Foto: Anderson Silva/Divulgação)

A Portuguesa-RJ taça planos modestos em sua volta ao Campeonato Carioca após dez anos. Comandada por Gaúcho, a equipe da Ilha do Governador conta com o goleiro Elivélton, que teve uma passagem pelo Vasco, e o atacante Rafael Paty como trunfos para garantir que a permanência na elite do Rio de Janeiro não seja rápida.

- Estamos realizando um trabalho muito forte na busca pela permanência da equipe. Lidamos com dificuldades de investimentos, mas vamos lutar para ao menos ficar entre os oito primeiros - afirmou o treinador, que teve passagem no Vasco trabalhando como auxiliar e na beira do gramado, em entrevista ao LANCE!

Time-base: Luciano; Belarmino, Allan Miguel, Pessanha e Diego Maia; Silvano, Alex Carioca, Victor Hugo e Cássio; Allan (Bruno Andrade) e Rafael Paty. Técnico: Gaúcho

Destaque: Rafael Paty

RESENDE

Baéz é a novidade do Resende para o Carioca (Foto: Divulgação/FERJ)

O Resende não poupou intensidade na busca por uma boa participação no Carioca. Além da pré-temporada realizada em Sorocaba (SP), a equipe trouxe como contratação de impacto o paraguaio Jorge Baéz, vice-campeão da Copa Libertadores de 2013 com o Olimpia, e manteve nomes como Thiago Sales e Douglas Caé, que liderou a equipe na conquista da Copa Rio de 2015.

- Estamos bastante esperançosos. Aprimoramos bem a parte técnica e física na pré-temporada e, com estes reforços, montaremos uma equipe competitiva para tentar ficar entre os oito primeiros - afirmou o técnico Ailton Ferraz, ao LANCE!.

Time-base: Arthur; Muriel, Marcelinho, Tiago Sales e Kim; Leo Silva, Caio e Marcel; Wandinho, Douglas Caé e Robinho. Técnico: Ailton Ferraz

Destaque: Douglas Caé

GRUPO B - Grupo de Botafogo e Flamengo

AMÉRICA

Jean tenta manter o América na elite (Foto: Raffa Tamburini/America Rio)

Depois de quatro anos na Série B, o América está de volta à elite do Campeonato Carioca, sob o comando de Ricardo Cruz. Contando com renomados como o atacante Jean e o zagueiro Fabio Braz, além do argentino Matías Sosa, que tem passagens por seleções de base do seu país, Estudiantes, Nacional, do Uruguai e Sporting Gijón, da Espanha, a equipe não esconde que a luta é para garantir a tradição do Mecão como um clube de elite do Rio de Janeiro.

- Fizemos uma reformulação no elenco em relação ao time que subiu no ano passado e ainda carecemos de algumas contratações. A nossa preparação para este início foi muito boa. Os jogadores estão assimilando bem o trabalho e estamos otimistas em uma boa campanha - disse o técnico Ricardo Cruz.

Time-base: Felipe; Erick, Fábio Braz, Marcão e Marlon; Muniz, Darlan, Accioli e Matías Sosa (PH); Marcelinho e Jean. - Técnico: Ricardo Cruz.

Destaque: Jean

BONSUCESSO

Mário Marques comanda um 'jovem' Bonsuça (Foto: Divulgação / Gonçalense)

A luta pela permanência na elite do Rio de Janeiro também faz parte da rotina do Bonsucesso. Apostando especialmente em jogadores da base, a equipe do técnico Mario Marques tem a menor média de idade do Campeonato Carioca.

- A gente está tentando aproveitar a chance que nos foi dada para jogar a elite do Campeonato Carioca. Temos uma expectativa bem grande, apesar de a equipe ser bem nova, mas vamos tentar nos sobressair - disse o técnico Mário Marques, ao LANCE!.

Time-base: O LANCE! não obteve a informação.

FRIBURGUENSE

Cadão, aos 43 anos, segue firme no Friburguense (Foto: Divulgação)

O Friburguense inicia o Campeonato Carioca com um planejamento para lá de modesto, em contraste com os demais clubes de menor investimento. Além de trazer caras novas pouco badaladas (a aposta maior é em Bernardo, que passou pela base do Flamengo), o Frisão deposita suas fichas na mescla de jogadores jovens com nomes como Cadão que, do alto de seus 43 anos, será o mais velho a entrar em campo nesta edição do Estadual.

- A gente não contratou muito, mas montou uma equipe muito aguerrida e apostando na base. Vamos tentar controlar a ansiedade para esquecer os erros de 2015, no Carioca e na Copa Rio - disse o gerente de futebol do clube, José Eduardo Siqueira.


Time-base:  Marcos; Sérgio Gomes, Cadão, Diego Guerra e Flavinho; Pierre, Vitinho, Bernardo Ribeiro e Jorge Luiz; Caíque e Rômulo. Técnico: Gerson Andreotti

Destaque: Cadão

MADUREIRA

Jéferson é um dos renomados do Madura (Foto: Divulgação)

O Madureira é o clube de menor investimento que inicia o Campeonato Carioca com ares de quem pode "aprontar" para os adversários. O retorno do atacante Souza, que teve passagens de destaque por Vasco e Flamengo, e a chegada do meia Jéferson surgem como as referências para o período de reconstrução do clube, que amargou a queda para a Série D do Brasileirão. 

- O Madureira passa por um período de reconstrução, mas uma base foi mantida, e não pode se perder devido à Série D. Nosso elenco está bem aguerrido e vai batalhar na disputa do Carioca - disse o técnico Alfredo Sampaio, ao LANCE!.

Time-base: Raphael; Fellipe Formiga, Daniel, Jorge Fellipe e Ernani; Everton, Ryan, Leandro Chaves e Jéferson; Giovanni Maranhão (Arthur Faria) e Souza. Técnico: Alfredo Sampaio 

Destaque: Souza

TIGRES DO BRASIL

Destaque do Corinthians na Copinha, Gabriel Vasconcelos jogará no Tigres no Carioca

O Tigres conta com um aliado forte na sua busca por permanecer na elite do Campeonato Carioca. O clube fez uma parceria com o Corinthians, e receberá reforços do Timão para a competição - o mais recente foi Gabriel Vasconcelos, atacante da equipe finalista da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Sob o comando de Marcelo Cabo, a equipe de Duque de Caixas ainda mescla jogadores da base e oriundos de outros clubes. 

- Esta parceria com o Corinthians foi muito boa. Acabou nos ajudando a montar uma equipe competitiva, de qualidade, que lutará para buscar uma vaga no octogonal - declarou o técnico Marcelo Cabo, ao LANCE!.

Time-base: Renan; Alex, Sergio Rafael, Xandao e Paulo Henrique; Fabiano, Leo Bartolo, Kelvin, Giovanni e Diogo Sodré; Fabiano Oliveira (Gabriel Vasconcelos). Técnico: Marcelo Cabo

Destaque: Renan

VOLTA REDONDA

Vinícius Pacheco será a referência do Voltaço (Foto: Divulgação)

O Volta Redonda é outro clube que inicia o Campeonato Carioca tendo um jogador renomado em seu plantel. Cria do Flamengo e com passagens por Grêmio, Náutico e América-RN, Vinícius Pacheco desembarca no Raulino de Oliveira com a responsabilidade de conduzir a equipe, que traz nomes como Dija Baiano, Rafael Pernão e Lopes Tigrão. 


- Estou lidando com a responsabilidade, muito feliz após me recuperar de uma lesão muito séria. Vou tentar fazer uma grande competição, e ao lado de uma equipe que está trabalhando forte, fazer uma boa participação com o Volta Redonda - disse o meia, ao LANCE!.

Time-base: Mota; Marrone, Gilberto (Maílson), Luan e Cristiano; Bruno Barra, Marcelo, Rafael Pernão (Lopes Digrão) e Vinícius Pacheco; Tiago Amaral e Dija Baiano. Técnico: Felipe Surian

Destaque: Vinícius Pacheco