Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Nove clubes ainda sonham com vaga na Copa Libertadores de 2016

Grêmio está quase lá; Santos liga o sinal amarelo; São Paulo confia na sequência favorável; Inter e  Sport se aproximam. Ponte, Palmeiras, Cruzeiro e Fla mantêm a esperança   

Fla só tem 1% de chance de Libertadores. Mas o time, e Sheik, seguem sonhando (Foto:Wagner Meier/Lancepress!)
Escrito por


A briga para terminar no G4 (ou G5) e conseguir vaga para a Libertadores-2016 promete esquentar muito nas rodadas finais. Do Grêmio, que tem 59 pontos e está quase lá, até o Flamengo - que tem 47 e só pode chegar aos mesmos 59 dos gremistas - são nove os times que sonham com a competição sul-americana. Vejam abaixo a relação dos jogos de cada um deles e uma pequena análise sobre a possibilidade de vaga, além do percentual de chances do site Infobola, do matemático Tristão Garcia.

Grêmio - 59 pontos - chance: 96%

19/11 - Fluminense (C)
22/11 - Internacional (F)
29/11 - Atlético-MG (C)
6/12 - Joinville (F)

O time gaúcho joga três vezes em Porto Alegre (incluindo o Gre-Nal na casa do Colorado) e sai para pegar o Joinville na última rodada. Caso consiga cinco pontos nestes jogos - sua média em casa é de 76% - entra na última rodada com uma das vagas asseguradas sem depender de tropeços dos rivais.


Santos - 54 pontos - chance: 48% 

19/11 - Flamengo (C)
22/11 - Coritiba (F)
29/11 - Vasco (F)
6/12 - Atlético-PR(C)

A situação não é das mais confortáveis. Precisa ratificar a sua excelência em casa nos dois jogos que fará na Vila. Mas encara fora dois adversários que darão a vida para evitar o rebaixamento. Como o Santos como visitante é uma lástima (só conseguiu uma vitória em 17 jogos e obteve 19% dos pontos) ele, caso tropece em casa em um dos jogos, corre risco de ficar fora da zona de classificação e precisará buscar a vaga via Copa do Brasil.


São Paulo - 53 pontos - chance: 22%

19/11 - Atlético-MG (C)
22/11 - Corinthans (F)
29/11 - Figueirense (C)
6/12 - Goiás (F)


Assim como o Grêmio, a tabela ajuda. Jogará três vezes em São Paulo (incluindo aí o clássico com o Corinthians, na Arena) e enfrenta um adversário que poderá estar rebaixado na última rodada. Caso consiga bons resultados diante de Atlético-MG e Figueirense, entra na última rodada com grande chance de beliscar a vaga na Libertadores.


Inter - 53 pontos - chance: 21%

18/11 - Chapecoense (F)
22/11 - Grêmio (C)
29/11 - Fluminense (F)
6/12 - Cruzeiro (C)

Depende de três vitórias em quatro jogos para sonhar com a Libertadores, mas a tabela não ajuda muito, com duelos complicados fora de casa e um clássico diante do Grêmio, onde não há favorito. É o caso em que a matemática o coloca muito próximo do São Paulo, mas os jogos indicam o contrário.


Sport - 52 pontos - chance: 7% 

15/11 - Cruzeiro (F)
22/11 - Atlético-PR (C)
29/11 - Corinthians (C)
6/12 - Ponte Preta (F)


O jogo da próxima rodada é determinante. Caso vença o Cruzeiro fora de casa, mata um time que poderia se tornar rival direto e pode partir para a classificação. Mas vale ressaltar que o histórico do Sport como visitante é quase tão ruim quanto o do Santos (23% dos pontos e só uma vitória em 17 jogos). E ainda há de secar o São Paulo, que tem confrontos menos complicados pela frente.


Ponte Preta - 50 pontos - chance: 3% 

18/11 - Figueirense (C)
22/11 - Flamengo (F)
29/11 - Avaí (F)
6/12 - Sport (C)

Dos candidatos ao G4, é quem pode sonhar com campanha 100% sem que isso pareça trabalho de Hércules. Jogará fora contra times que tropeçam demais em seus domínios (o jogo contra o Flamengo é final de campeonato para a Macaca) e pega em casa dois rivais que são visitantes generosos. Vale observar que o seu jogo na última rodada contra o Sport poderá estar valendo uma vaga para a Libertadores.


Palmeiras - 48 pontos - chance: 1% 

18/11 - Atlético-PR (F)
22/11 - Cruzeiro (C)
29/11 - Coritiba (C)
6/12 - Flamengo (F)

A realidade indica que o time deu adeus à Libertadores ao perder em casa para o Vasco na rodada passada. Mas ainda há uma chance. Para isso, precisará vencer seus quatro jogos, torcer para o Santos não pontuar em seus jogos fora, o São Paulo perder pelo menos duas vezes, o Internacional - que está em boa fase - desandar. Para piorar, está em viés de queda e na próxima rodada fará uma partida fora de casa que pode enterrar sua aspiração. Ufa!


Cruzeiro - 48 pontos - chance: 1%

15/11 - Sport (C)
22/11 - Palmeiras (F)
29/11 - Joinville (C)
6/12 - Internacional (F)

A situação é a mesma do Palmeiras. Ou ganha tudo, ou tchau. O lado bom é que o Cruzeiro vem muito bem desde a chegada de Mano Menezes e terá pela frente três rivais diretos . Assim, pode tirar o Palmeiras da luta e segurar Sport e Internacional. Como depende de seus esforços e o time se arrumou, a pratica indica que tem muito mais chances do que o Verdão, que está à sua frente e ostenta o mesmo 1%. Mas também precisará secar Santos e São Paulo.


Flamengo - 47 pontos -  chance: 1% 

19/11 - Santos (F)
22/11 - Ponte Preta (C)
29/11 - Atlético-PR (F)
6/12 - Palmeiras (C)

Outro que precisa vencer os quatro jogos para ter alguma chance. O máximo que pode alcançar são os 59 pontos, o que parece irreal para beliscar a Libertadores. Só que há fatores relevantes. O Fla tem um número de vitórias que o favorece no primeiro critério de desempate contra qualquer adversário. E também enfrentará três rivais diretos, dois deles em casa. Vencendo o jogo mais improvável da série, que será na próxima rodada contra o Santos na Vila Belmiro (o Mengo é o terceiro visitante com mais vitórias, só Timão e Galo são melhores), o time carioca joga pressão no Peixe, que faria duas partidas seguidas longe de casa. Como o Santos é um fracasso como visitante, poderia ser ultrapassado pelo Rubro-Negro-100% já na penúltima rodada. As grandes pedras no sapato neste sonho sul-americano são Sport e São Paulo, que precisam perder dois jogos.