21bfbdb5-0a0f-44df-b58f-7fa73c17eff2_DOLZAN-5X7-baixa4-aspect-ratio-1024-1024
Marcio Dolzan
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 16/05/2025
15:21
Atualizado há 16 minutos
Compartilhar

Um dia após ser nomeado pelo Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) como interventor na CBF, Fernando Sarney convocou nesta sexta-feira (16) a Assembleia Geral Eleitoral para eleger um novo presidente da entidade. A data escolhida é 25 de maio, um dia antes da chegada de Carlo Ancelotti para assumir como técnico da Seleção Brasileira.

➡️Da euforia com Ancelotti à queda: os bastidores do afastamento de Ednaldo da CBF

"Em cumprimento à ordem judicial que determinou que fossem convocadas novas eleições o mais rápido possível, informo que amanhã será publicado em jornal de grande circulação o Edital de Convocação para Assembleia Geral Eleitoral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para os cargos de Presidente, 8 (oito) Vice-Presidentes, 3 (três) membros efetivos e 3 (três) membros suplentes do Conselho Fiscal, para o exercício dos mandatos do quadriênio de 2025/2029", diz o texto.

A publicação do edital acontecerá neste sábado (16), e quem tiver interesse em concorrer deve inscrever chapa até a próxima terça-feira (20). Pelo estatuto da CBF, é necessário o apoio por escrito de pelo menos quatro federações e de quatro clubes das Séries A ou B para se habilitar ao pleito. Qualquer pessoa pode concorrer na eleição à presidência da CBF, incluindo o próprio presidente afastado, Ednaldo Rodrigues.

Ednaldo tenta evitar eleição e retomar o cargo na CBF

Enquanto o interventor Fernando Sarney se apressa para convocar a eleição na CBF, Ednaldo Rodrigues tenta retomar o cargo. Na quinta-feira à noite (15) a defesa protocolou recurso junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido está sob análise do ministro Gilmar Mendes.

Caso Ednaldo não tenha sucesso na empreitada e a Assembleia Geral Eleitoral marcada para o dia 25 de maio realmente ocorra, a CBF irá para o oitavo presidente desde 2012. Isso sem contar dois interventores nomeados pelo Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) nos últimos 18 meses.

Em março, Ednaldo Rodrigues inscreveu chapa única em eleição na CBF (Foto: Nelson Terme/CBF)

Siga o Lance! no Google News