Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em momentos distintos, Fluminense e Flamengo colocam equilíbrio à prova

Rivais fazem sexto clássico do ano nesta quarta-feira em confronto que vem sendo marcado pelo equilíbrio, apesar dos investimentos e brigas distintas

Fluminense e Flamengo se enfrentaram cinco vezes neste ano (Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)
Escrito por

O Flamengo pode até não perder para o Fluminense em Campeonatos Brasileiros desde 2016, mas as equipes protagonizaram alguns dos clássicos mais equilibrados dos últimos anos, mesmo com a diferença dos investimentos. No que será o sexto Fla-Flu de 2020, os dois times tentam manter o bom desempenho em confrontos locais. A partida, às 21h30, no Maracanã, pela oitava rodada do Brasileirão, terá transmissão em tempo real do LANCE!.

Uma curiosidade contorna o duelo desta noite: o Fla só perdeu um clássico nesta temporada. O adversário? O Flu. Por sua vez, o Tricolor também só encontrou um arquirrival que o superasse em 2020, justamente o Flamengo. Ou seja, reflexo do equilíbrio do duelo entre os recentes finalistas do Carioca. Veja o retrospecto geral abaixo.

No primeiro encontro, o Flamengo ainda atuava com a equipe Sub-20 no Estadual e, portanto, o Fluminense era o favorito, confirmando isto a vitória por 1 a 0 posteriormente. Depois, pela semifinal da Taça Guanabara e já com o time principal, o Rubro-Negro foi avassalador no primeiro tempo, perdeu força depois do intervalo e quase levou o empate, mas acabou vencendo por 3 a 2.

Apesar das apostas ainda maiores para o lado do Fla, as finais da Taça Rio e do Carioca foram determinantes para o Flu. Na primeira, o time de Odair Hellmann quebrou as expectativas e faturou o título nos pênaltis. No Estadual, melhor para a equipe ainda treinada por Jorge Jesus, que não praticou seu melhor futebol, mas foi suficientemente superior para sair com o troféu.

SEM EVANILSON E EM CRISE: COMO CHEGA O FLU

O Fluminense chega para este clássico em situação talvez mais delicada do que atravessava antes das finais do Estadual. Se na época o problema era por resultados, atualmente a crise se instaurou dentro e fora das quatro linhas. No departamento de Odair Hellmann, a equipe conseguiu uma boa sequência, mas agora vem de um empate com o Atlético-GO em casa e uma derrota de virada para o São Paulo com atuações ruins. O outro "pepino" a ser resolvido impacta nos dois lados. A venda de Evanilson dificulta ainda mais o quebra-cabeças para montar o ataque e gerou uma série de críticas da torcida.

- Satisfeito eu não posso estar. A gente tem que estar sempre melhorando. Ninguém pode estar satisfeito. Se a gente consegue chegar a um nível, a gente tem que estar sempre buscando melhorar a cada treino. Mas futebol é resultado. Todo mundo sabe que não adianta jogar bem, ter 100% de posse de bola, mas não ganhar o jogo. A gente tem que virar a página do que passou e quarta-feira tentar escrever uma nova história - disse Wellington Silva em entrevista coletiva.

EMBALADO, FLAMENGO DE DOME JÁ MIRA A LIDERANÇA

Depois de um início turbulento, com duas derrotas no início do Brasileirão, o Flamengo dá sinais de evolução sob o comando de Domènec Torrent e, além do desempenho, reencontrou o caminho das vitórias. Os triunfos diante do Santos, Bahia e Fortaleza já colocaram o Rubro-Negro entre os primeiros colocados e, contando com uma combinação de resultados, o atual campeão já pode alcançar a liderança ao fim da nona rodada do Campeonato Brasileiro.

O técnico catalão dará sequência ao modelo de jogo e de revezamento imlpementado por ele desde o início de trabalho. Portanto, a escalação só será conhecida momentos antes da bola rolar no Maracanã, mas a expectativa é pelo retorno de Gabriel Barbosa, artilheiro do time em 2020, aos titulares.

VEJA OS NÚMEROS:

FLUMINENSE EM CLÁSSICOS
5 vitórias (Flamengo, Botafogo 2x, Vasco 2x)
3 derrotas (Flamengo 3x)
3 empates (Botafogo 2x e Flamengo (vitória nos pênaltis)
*dois amistosos contra o Botafogo

FLAMENGO EM CLÁSSICOS

5 vitórias (Vasco, Fluminense (3 vezes), Botafogo)
1 derrota (Fluminense)
2 empates (Fluminense (derrota nos pênaltis) e Botafogo)