Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mineiro ainda tem vaga aberta para a semi e sexteto na luta para não cair

América e Villa Nova brigam por última vaga entre os quatro primeiros. Na parte de baixo, seis equipes chegam à última rodada ainda com chances matemáticas de rebaixamento

Nada garantido. Atual quarto colocado, América-MG pode subir uma posição, permanecer na mesma ou até cair um degrau e ficar de fora da fase mata-mata do estadual (Foto: Fernando Michel/Lancepress!)
Escrito por

O Campeonato Mineiro caminha para sua última rodada com algumas coisas ainda a serem definidas. Apesar de já encaminhado o futuro de algumas equipes, algumas combinações de resultados podem mudar o atual cenário na tabela. Apenas os dois gigantes Cruzeiro e Atlético já estão com suas colocações garantidas, em primeiro e segundo, respectivamente. A Caldense, vice-campeã de 2015, também vai cumprir tabela, mas outros nove competidores ainda terão uma última chance para alcançar algo mais no estadual, seja um lugar na semifinal ou evitar a queda para o Módulo II.

Cruzeiro, Atlético e URT já estão garantidos nas semifinais. Porém, a equipe de Patos de Minas (com 18 pontos) recebe o América (que tem 17), e pode terminar a primeira fase em terceiro ou em quarto lugar, dependendo deste resultado. Se sair derrotada, desce um degrau e fica com a última vaga. Do contrário, se o Coelho perder, a classificação também ficará ameaçada para o time da capital, já que o Villa Nova (com atuais 14 pontos) ainda tem chances, embora pequenas, de superar o concorrente no saldo de gols.

Na parte do meio e de baixo da tabela, seis times ainda possuem chances de terminar o campeonato nas duas últimas colocações, sejam elas grandes ou pequenas. A maior possibilidade disso acontecer é com o lanterna Guarani, que apresenta nove pontos. Além de vencer o Villa Nova, o time de Divinópolis ainda terá que torcer pelo tropeço de dois dos seus três maiores concorrentes no momento para ainda sonhar com a permanência.

Tricordiano, Tombense e Boa Esporte são os três maiores postulantes à outra vaga para o rebaixamento. O trio tem dez pontos e precisa urgentemente de uma vitória no desfecho do campeonato. Com pontuações tão semelhantes, o saldo de gols também pode fazer a diferença. Uberlândia e Tupi, ambos com 12 pontos, ainda não estão matematicamente livres do descenso, mas correm por fora e vivem situações mais confortáveis para se manter na elite sem grandes sustos.

Confira os jogos da 11ª e última rodada da primeira fase do Mineiro 2016:
Domingo, 10/04, às 16h:


Tupi x Caldense
Boa Esporte x Cruzeiro
Tombense x Uberlândia
URT x América
Guarani x Villa Nova
Atlético x Tricordiano