Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mano Menezes relembra Batalha dos Aflitos: ‘Marcou minha vida’

Atual técnico do Cruzeiro relembra "epopeia" vivida pelo Grêmio em 2005, contra o Naútico

Mano é carregado pelos jogadores após a Batalha dos Aflitos (Foto: CP Memória)
Escrito por

Mano Menezes, nesta quinta-feira, fez uma palestra para jornalistas na Toca da Raposa. No fim do encontro, o técnico do Cruzeiro foi perguntado sobre os dez anos da "Batalha dos Aflitos", como ficou eternizado o drama vivido pelo Grêmio no jogo contra o Náutico que marcou sua volta à Série A do Brasileirão.

O confronto no Estádio dos Aflitos foi relembrado por Mano Menezes como uma epopeia. Então técnico do Grêmio, Mano destacou a força que os atletas demonstraram na situação adversa.

O Tricolor Gaúcho terminou a partida com quatro jogadores expulsos, mas venceu por 1 a 0, com um gol de Anderson aos 60 minutos da etapa final.

- Neste dia 26 de novembro, lá em 2005, estávamos vivendo aquela verdadeira epopeia. Foi um jogo que marcou a minha vida, a do Grêmio e a do torcedor gremista. O que mais marcou aquela partida foi a capacidade do time não se entregar, ter aquela ideia fixa de lutar naquele momento em que jogávamos em um 4-2-0 e mais nada. Só o goleiro. Tudo era difícil, mas fomos escolhidos para viver aquilo. Os minutos finais, não tinha muito de futebol, tinha a ideia de resistência e atitude forte para não se deixar abater e fomos recompensados.

Após a volta à Série A, Mano Menezes seguiu no Grêmio até o fim de 2007. Em Porto Alegre, conquistou o bicampeonato gaúcho, em 2006 e 2007, e levou o Grêmio até as finais da Libertadores em 2007. O título, porém, ficou com o Boca Juniors.

Hoje, Mano Menezes já passou por Corinthians e Seleção Brasileira, mas ressalta a importância que a campanha na Série B de 2005 teve em sua carreira e na história do Grêmio.

- O título da Série B mudou a trajetória da minha carreira. Todos escutamos e repetimos com frequência que para os obstinados o fracasso não existe. Mas o sucesso para mim demoraria um pouco mais se não fosse aquele jogo. Teria sucesso, com certeza, mas ele iria demorar pouco - afirmou Mano, antes de completar: 

- O título da Série B de 2005 é comemorado como um dos grandes títulos do Grêmio e isso denota a importância. Se o torcedor tem esse carinho com esta conquista, todos nós que participamos daquela epopeia aceitamos esse carinho.