Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

LANCE! Espresso: Desculpa, aí!

Luiz Fernando Gomes analisa a moda do pedido de perdão no futebol brasileiro

Fique bem informado com uma visão crítica do esporte
Escrito por

Fair play, nem pensar. Respeito aos adversários e aos companheiros de time também não. Mas pedir desculpas está virando, definitivamente, uma moda no futebol. Bruno Henrique cospe na cara do rival, deixa o Peixe com um jogador a menos na hora em que busca a reação e gasta palavras e mais palavras nas redes sociais para se desculpar. Jô faz um gol de braço e se retrata por não ter percebido onde a bola bateu. Mas acaba expulso no jogo seguinte por jogada violenta.

E Neymar se desculpa com o elenco do PSG por conta da discussão com Cavani. Aquela que ajudou o uruguaio a perder o pênalti e fez a festa da imprensa europeia que até hoje só trata do assunto, como uma novela em capítulos. Foram gestos sinceros? Podem até ter sido.

Mas esses pedidos de desculpas, por vezes, são só frios e calculistas. Não passam de demagogia para limpar a imagem dos jogadores. Ações de marketing cuidadosamente elaboradas por assessores e tutores. Algo que é capaz de transformar lobos em cordeiros aos olhos dos desavisados. É preciso saber filtra-los.Separar o joio do trigo.