Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

De lados opostos também fora do campo: Fluminense e Flamengo repetem tensões em final do Carioca

Em 2020, discussões foram sobre a volta do futebol e direitos de transmissão. Em 2021, debate cerca o retorno do público aos estádios

Mário Bittencourt, presidente do Fluminense, e Rodolfo Landim, do Flamengo (Montagem Lance! Fotos: Lucas Merçon / Fluminense; Alexandre Vidal / Flamengo)
Escrito por

Exatos dez meses depois, Fluminense e Flamengo voltam a se enfrentar em uma decisão de Campeonato Carioca. Os times mudaram, as circunstâncias e resultados também, mas uma coisa se mantém: as discussões extra-campo. Se em 2020 o problema envolvia transmissão e a volta do futebol em meio à pandemia da Covid-19, desta vez o debate é com relação ao retorno do público aos estádios. Enquanto o Rubro-Negro se mostrou a favor, o Tricolor se manteve contrário a essa possibilidade. O primeiro confronto entre as equipes é neste sábado, às 21h05, com transmissão em tempo real do LANCE!.

> Quem leva? Flamengo e Fluminense se reencontram em decisão do Carioca; relembre Fla-Flus históricos

Para o jogo deste fim de semana não houve tempo hábil para qualquer operação com torcedores, mas Flamengo e Ferj tinham a expectativa de contar, ao menos, com 30% de público no Maracanã na partida de volta. Na noite desta sexta-feira, porém, a Prefeitura do Rio indeferiu o pedido do clube rubro-negro e vetou a presença de torcida nos dois jogos da decisão.

Veja a tabela do Campeonato Carioca

VOLTA OU NÃO

Mas a divergência entre Fla e Flu fora dos gramados se estendeu ao longo dos meses. Ainda em maio de 2020, o Flamengo voltou aos treinamentos mesmo sem autorização do Governo do Rio. Após pressão do Rubro-Negro e do Vasco, a prefeitura autorizou os coletivos em junho. Fluminense e Botafogo se posicionaram contra e nem participaram da reunião que definiu essa mudança. Mesmo com a possibilidade de treinos com bola, os dois clubes permaneceram com as atividades à distância.

Com ânimos acirrados na reunião, ficou definida a volta do Estadual em 18 de junho, mas Bota e Flu reafirmaram que não entrariam em campo naquele mês, especialmente porque não haviam retornado aos treinos presenciais, e foram à Justiça. Primeiro o TJD-RJ indeferiu o pedido, depois, ficou nas mãos do STJD, mas a Prefeitura acabou adiando as partidas em alguns dias. O Tricolor fez o primeiro treino no dia 19 de junho e o Alvinegro no dia seguinte. Relembre toda cronologia da confusão na época

TRANSMISSÃO

Depois disso, houve um imbróglio por conta da transmissão das partidas. Para o Carioca de 2020, o Grupo Globo assinou com 11 dos 12 participantes, à exceção do Flamengo. Se valendo da Medida Provisória 984, o Rubro-Negro transmitiu uma partida contra o Boavista na FlaTV e a emissora decidiu romper o vínculo com todos do campeonato, o que gerou indefinição com as finais.

Na Taça Rio, o Flu era o mandante, definido em sorteio, e poderia transmitir a partida. No entanto, o TJD foi acionado e o Fla chegou a ter uma liminar para exibir o clássico. A exclusividade do Tricolor foi garantida apenas pouco antes de a bola rolar. Na época, o presidente Mário Bittencourt atribuiu a manobra à Ferj, a quem acusou de tentativa de furto semelhante aos que são cometidos com sinais de TV, batizando “GATOFERJ”.

VOLTA DE PÚBLICO

A tensão da vez está ligada ao retorno do público aos estádios. Dos quatro grandes do Rio de Janeiro, apenas o Flamengo faz força, junto à Ferj, para que as torcidas estejam no Maracanã nas finais do Estadual. O clube propôs à Prefeitura um protocolo para possibilitar a presença de torcedores na segunda partida, mas teve o pedido indeferido nesta sexta-feira. O Fluminense é completamente contrário a esta medida.

Independentemente do que acontecer fora dos campos, Fluminense e Flamengo buscam o título do Estadual. O Tricolor quer quebrar o ingrato jejum de troféus que vem desde 2012, enquanto o Rubro-Negro tenta o tricampeonato.