Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

GUIA DO PAULISTÃO: Veja como chegam os times do interior e quem pode surpreender no estadual

O Ituano, em 2014, foi o último time do interior paulista a superar as expectativas e levar a taça do Campeonato Paulista. Confira como vêm os times para o torneio de 2021

Nomes conhecidos vão disputar o Paulistão por times do interior do estado (Montagem LANCE!)
Escrito por

O Campeonato Paulista 2021 começa neste próximo sábado (27). Por causa da pandemia de COVID-19, o estadual do estado de São Paulo terá sua primeira partida dois dias após o encerramento da Série A do Brasileirão. Dessa forma, Corinthians, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo e Santos não terão pré-temporada. A falta de preparação pode resultar em tropeços para os favoritos.

>> Saiba até quando vai o contrato da fornecedora do seu time

Por outro lado, a maioria dos times do interior paulista iniciaram seus treinamentos nas últimas semanas e anunciaram a maioria dos reforços para o estadual. Abaixo, você confere quais times poderão repetir o feito do Ituano em 2014, último time do interior de São Paulo a levar a taça, e quais devem brigar contra o rebaixamento no Campeonato Paulista.

Massa Bruta irá decolar no Paulistão?

O Red Bull Bragantino fez boa campanha no Brasileirão, em 10º lugar, e chega como principal ameaça aos grandes. Sob o comando de Maurício Barbieri, que teve seu contrato renovado, a equipe de Bragança fez excelente campanha no segundo turno da Série A e mostrou muita organização, principalmente no ataque.

O principal desafio para o Massa Bruta será segurar Claudinho, apontado por muitos como Craque do Brasileirão. O camisa 10 é sondado por clubes europeus, e dificilmente permanecerá no Brasil. Ainda, Barbieri terá que lidar com o desgaste de um elenco que disputou o Brasileirão e não teve folga.

O raio vai cair duas vezes para o Mirassol?

A temporada 2020 foi muito especial para o Mirassol. O clube eliminou o São Paulo nas quartas de final do estadual e obteve sua melhor colocação na competição (3º colocado). A cereja do bolo veio quando a equipe venceu o Floresta, conseguindo o título da Série D e a vaga para a terceira divisão.

Embalado e em boa fase, o Leão trouxe o goleiro Alex Muralha, que já teve passagem pela Seleção Brasileira e estava no Coritiba. Além do experiente arqueiro, a equipe conta com bons nomes no ataque, como Fabrício Daniel e Rafael Silva.

Ainda, cinco jogadores retornaram de empréstimo e irão reforçar o Mirassol, que está no grupo D, ao lado de Guarani, São Bento e Santos. Um desses jogadores é o volante Luis Oyama, que espera repetir o bom desempenho da temporada passada.

Olho na Macaca

A equipe de Campinas flertou com o acesso à Série A do Brasileirão, mas acabou em 7º e irá disputar novamente a segunda divisão nacional. Apesar disso, a Macaca terminou com o melhor ataque da competição (54 gols marcados).

Porém, a produção ofensiva deve sofrer um baque, considerando a saída de Bruno Rodrigues, líder de assistência da Série B, ao São Paulo. Mesmo assim, a Ponte possuí peças importantes no elenco, como o goleiro Ivan, o lateral Apodi e o meia Camilo.

A Macaca está no Grupo B, ao lado de Ferroviária, São Paulo e São Bento e é candidata a brigar por vaga no mata-mata e quem sabe, conseguir uma campanha de sucesso no torneio.

VEJA COMO FICOU A CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO 2020

Botafogo-SP aposta em veteranos para não cair

Se é possível apontar equipes que devem fazer boa campanha no Paulistão, o mesmo pode ser feitos para equipes que devem travar luta ferrenha contra o rebaixamento.

Um dos candidatos ao rebaixamento é o Botafogo-SP. A equipe de Ribeirão Preto só não caiu na temporada passada devido ao saldo de gols. Para piorar a situação, o clube foi rebaixado para a terceira divisão no Campeonato Brasileiro.

A diretoria do clube decidiu apostar em nomes experientes para ajudar nessa briga, contratando o zagueiro Victor Ramos e o atacante Rafael Marques.

São Bento e São Caetano subiram para ficar?

Na temporada passada, o São Caetano derrotou o São Bento nas penalidades da final da Séria A2 do Paulistão, e os dois times subiram para a elite do futebol paulista. No entanto, a luta de ambas equipes para permanecer na primeira divisão será árdua.

Isso porque a equipe de Sorocaba foi rebaixada para a quarta divisão do Brasileirão. Mas a campanha negativa foi abafada pela contratação do youtuber Juninho Manella, filho do treinador Edson Viana, para o estadual, e que divide opiniões.

O campeão da Séria A2 de 2020 foi do luxo ao caos. Com a pandemia, a diretoria do Azulão teve dificuldades em pagar seus funcionários, resultando em denúncias e protestos dos atletas. A crise respingou dentro de campo, onde a equipe ficou em último em seu grupo na Série D do Brasileiro.

No grupo de Guarani, Mirassol e Santos, a chance é que o São Caetano lute para não cair.

O último campeão do interior corre risco de cair

Desde a temporada passada, o Ituano vem dando sinais de que brigará para não cair. No ano passado, terminou em último no grupo com Inter de Limeira, Mirassol e São Paulo.

Na sequência do ano, quase foi rebaixado para a quarta divisão nacional. A equipe de Itu aposta no técnico Vinicius Bergantin para ficar na elite do futebol paulista.

No cargo desde junho de 2017, Bergantin é o treinador há mais tempo em um clube entre os 16 participantes do Paulista desta temporada. O clube trouxe 12 reforços para ajudar o comandante.

* Sob supervisão de Marcio Monteiro