Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fluminense vira, aumenta crise no Flamengo e conquista a Taça Guanabara

Rubro-Negro sai na frente com Everton Cebolinha, mas Tricolor marca com Germán Cano e Gabriel Pirani e vence o clássico no Maracanã

Escrito por

Com gols de Germán Cano e Gabriel Pirani, o Fluminense venceu o Flamengo de virada, no Maracanã, por 2 a 1, e garantiu o primeiro lugar da tabela da Taça Guanabara. Mais do que "roubar" a posição que foi do rival durante quase todo o turno do Carioca, o resultado confirma o bom momento tricolor. Por outro lado, aumenta ainda mais a pressão em cima do Rubro-Negro de Vítor Pereira.

A virada do Fluminense foi construída na etapa final. Antes do intervalo, o Flamengo foi melhor e abriu o placar com um golaço de Everton Cebolinha. Após o intervalo, o domínio foi Tricolor, que não abriu mão de suas características e virou o placar. O gol da virada foi marcado aos 39 minutos.

+ Veja 40 nomes do futebol brasileiro em último ano de contrato

Pirani comemora gol que decidiu o clássico para o Fluminense (Divulgação/ Fluminense)

Nas semifinais do Carioca, que serão disputadas a partir de domingo, o Fluminense atuará com a vantagem do empate em pontos ganhos e saldo de gols. Ou seja, dois resultados iguais ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols. A definição dos jogos será nesta quinta, com a partida entre Vasco e Bangu, em São Januário. O Flamengo aguarda justamente o resultado do Cruz-Maltino para saber se terá a vantagem na semifinal. Em caso de vitória do time da Colina, o Rubro-Negro cai para 3º na tabela de classificação. Veja a classificação completa clicando aqui.

CLÁSSICO COM NERVOS À FLOR DA PELE

O primeiro empurra-empurra entre os jogadores aconteceu ainda nos primeiros segundos do jogo, resultado de um chute de Gabi, com a bola, em André, após o jogo ser paralisado. O atacante do Flamengo recebeu o cartão. Foi o primeiro lance de um jogo travado, no qual quase nada aconteceu até os 20 minutos, com muitas faltas e interrupções da arbitragem até Cebolinha entrar em campo.

EVERTON CEBOLINHA FAZ FILA E DESENCANTA!

Aberto como ala pela esquerda, Everton Cebolinha foi uma das novidades do time de Vítor Pereira para o clássico. Aos 18 minutos, o camisa 11 recebeu próximo à linha lateral e encarou a marcação de Arías e Samuel Xavier. Depois de invadir a área, ainda cortou Martinelli e Nino antes de finalizar forte, cruzado, sem chances para o goleiro Fábio. Um golaço para abrir o placar no Maracanã: 1 a 0!

Foi o primeiro gol no ano de Everton Cebolinha, que está na briga pela titularidade com Vítor Pereira.

Everton Cebolinha comemorando o gol do Flamengo (Foto: Divulgação / Flamengo)

FLUMINENSE NÃO PROGRIDE E CORRE RISCOS

Se o Flamengo veio com novidades para o clássico, Fernando Diniz mandou o time já conhecido pela torcida. O Fluminense tentou, mas não teve sucesso com a sua estratégia. No toque de bola desde a defesa, o Tricolor não conseguiu progredir e correu riscos diante da marcação alta adversária. Fábio e David Braz foram pressionados algumas vezes. Aos 33 minutos, foi André que foi sair com a bola na área e perdeu a posse para Matheus França, que rolou para Gabi fazer 2 a 0.

Os rubro-negros comemoraram demais, os tricolores cercaram Grazianni Maciel Rocha, que foi ao VAR revisar o lance. O árbitro viu falta de França em André na roubada de bola, e o gol foi anulado.

Diante da defesa bem postada do Flamengo, as únicas chances do Fluminense antes do intervalo vieram em finalizações de fora da área, com Germán Cano, e Matheus Cunha, seguro, as defendeu.

CANO DEIXA TUDO IGUAL!

Os primeiros minutos após o intervalo foram na mesma pegada da etapa inicial, com o Flamengo dificultando demais a saída de bola tricolor. Sem abrir mão de seu estilo, o Fluminense enfim conseguiu avançar no toque de bola. Em ótima jogada na qual Martinelli, Pirani e Arías envolveram os adversários, o Tricolor invadiu a área e ficou fácil para Germán Cano. Próximo à marca do pênalti, o artilheiro empurrou para o gol após passe do colombiano, deixando tudo igual aos sete minutos.

O Fluminense cresceu. Cinco minutos depois, Samuel Xavier deu ótimo passe e Cano teve nova chance, mas chutou rente à trave de Matheus Cunha. O impedimento, porém, já havia sido marcado.

Cano comemorando o gol do Fluminense (Foto: Marcelo Gonçalves/ Fluminense)

VÍTOR PEREIRA MEXE E OUVE: "BURRO! BURRO!"

A resposta de Vítor Pereira foi imediata. Sacou Gabigol, Arrascaeta e Igor Jesus para as entradas de Mateusão, Ayrton Lucas e Vidal. Os rubro-negros não gostaram, e xingaram o treinador de "burro". Minutos depois, a torcida pediu a entrada de Matheus Gonçalves, mas Everton Ribeiro foi chamado.

FLUMINENSE PRESSIONA E CHEGA À VIRADA!

Atrás da vitória, o Fluminense foi para cima e ensaiou uma pressão em cima do Flamengo. Arías passou a ser o homem mais acionado, mas não conseguiu criar novas oportunidades claras. Pelo lado do Flamengo, foi Cebolinha quem passou a ter mais liberdade, mas também não concluiu bem os lances. As mudanças de Vítor Pereira, contudo, deixaram o Rubro-Negro ainda mais defensivo.

A virada tricolor veio aos 39 minutos e, claro, teve as participações de Arías e Cano. O colombiano cobrou falta na área, o argentino, na segunda trave, chutou para o meio da área. A bola cruzou mais uma vez a área rubro-negra até chegar em Pirani, que chutou cruzado. Fluminense na frente: 2 a 1!

CONFUSÃO GENERALIZADA E FESTA TRICOLOR!

Após o gol, a bola praticamente não voltou a rolar no Maracanã. Aos 42, Gerson fez falta em Lima e chutou a bola no adversário caído. Confusão generalizada no gramado, com invasão dos reservas. Foram quase oito minutos de paralisação, três cartões amarelos e cartão vermelho para Felipe Melo. O volante tricolor, que havia substituído Cano, atuou por menos de dois minutos no clássico.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1X2 FLUMINENSE

Estádio:
Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 08 de março, às 21h10 (de Brasília)
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha
Assistentes: Luiz Claudio Regazone e Michael Correia
Árbitro de vídeo: Rodrigo Carvalhaes de Miranda
Renda/Público: N/D.

Gols: Everton Cebolinha (1-0, 18'/1ºT), Germán Cano (1-1, 7'/2ºT) e Gabriel Pirani (1-2, 39'/2ºT)

Cartão amarelo: Gabi, Pablo, Matheus Cunha, Pablo e Vidal (FLA); Fernando Diniz, Jhon Arías e Lima, (FLU)
Cartão vermelho: Felipe Melo (FLU)

FLAMENGO (Técnico: Vítor Pereira)

Matheus Cunha; Pablo, Rodrigo Caio e Léo Pereira (Fabrício Bruno, 26'/2ºT); Matheuzinho, Igor Jesus, Gerson e Everton Cebolinha; Matheus França (Everton Ribeiro, 31'/2ºT), Arrascaeta (Ayrton Lucas, 20'/2ºT) e Gabi (Mateusão, 20'/2ºT).

FLUMINENSE (Técnico: Fernando Diniz)

Fábio; Samuel Xavier, Nino, David Braz (Gabriel Pirani, Intervalo) e Alexsander; André, Martinelli (Allan, 26'/2ºT), Ganso (Giovanni, 33'/2ºT) e Jhon Arias; Keno (Lima, Intervalo) e Germán Cano (Felipe Melo, 42'/2ºT).