Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Fim de parceria Globo e Band pode mexer no marketing e na TV fechada’

Especialista em Análise Financeira da Academia LANCE!, Amir Somoggi diz que anunciantes perderão uma tela para divulgar produtos, e prevê migração do futebol para canais pagos

Taça do Campeonato Brasileiro (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
Escrito por

O fim da parceria entre Globo e Band nas transmissões de futebol aponta mudanças bem significativas na questão mercadológica. Em termos de marketing, as empresas publicitárias agora terão um espaço a menos para divulgar suas respectivas marcas, pois o futebol, ao menos até este momento, está com uma tela a menos.

Este rompimento também indica a tendência global de que o futebol vá migrar para a TV fechada. A prova disto é que, além dos jogos de pay-per-view oferecidos pela própria Globo, atualmente o Esporte Interativo tenha entrado em uma disputa tão acirrada para obter os direitos de transmissão para partidas do Campeonato Brasileiro.

Naturalmente, esta " migração" para a TV fechada não irá acontecer tão drasticamente. Os canais abertos ainda são muito representativos na televisão brasileira, e com mais estrutura e condições financeiras do que os canais fechados (especialmente os voltados para o futebol).

Resta, agora, às Organizações Globo, rever os conceitos monopolísticos que criou, e viabilizar condições melhores para uma parceria, para não ficar refém de seus próprios erros. Caso contrário, a concorrência ficará ainda mais acirrada.

*Amir Somoggi é consultor de marketing e gestão esportiva e Membro da Academia LANCE!