Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fim do Brasileirão 2021: saiba quem vai para a Libertadores, Sul-Americana e Série B

Grêmio e Bahia se juntam a Sport e Chapecoense como rebaixados para 2022; já o Fluminense e o América-MG garantiram as últimas vagas para a Libertadores

Brasileirão chegou ao fim na noite desta quinta-feira (FOTO: LUCAS FIGUEIREDO/CBF)
Escrito por

Em uma noite agitada marcada por 24 gols e emoção até o fim, o Campeonato Brasileirão 2021 se encerrou nesta quinta-feira. Assim, ficou definido que o Grêmio, de fato, jogará a Série B ao lado do Bahia, que tomou a virada para o Fortaleza. Fora isso, Artur, no apagar das luzes, tirou o Fluminense da sexta colocação e garantiu o Red Bull Bragantino na fase de grupos da Libertadores. A seguir, o LANCE! mostra como ficou o futuro de cada time para 2022.

> ATUAÇÕES: David Braz, Luiz Henrique e Abel garantem o Flu na Liberta

CLASSIFICADOS PARA A LIBERTADORES

Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras, Fortaleza e Corinthians já estavam garantidos na fase de grupos independente do que acontecesse nesta noite. A última vaga para esta fase da competição continental ficou com o Red Bull Bragantino, que venceu o Internacional por 1 a 0. 

Assim, Fluminense e América-MG entrarão nas fases iniciais da Copa Libertadores. Ambos os times venceram, mas como o time de Bragança Paulista conseguiu triunfar, a dupla ainda precisará batalhar por vagas na fase de grupos.

Além deles, o Athletico-PR também jogará a Libertadores. O Furacão terminou o ano da 15ª colocação, mas como foi campeão da Sul-Americana já tem vaga garantida na fase de grupos.

> Veja como ficou a tabela do Brasileirão

CLASSIFICADOS PARA A SUL-AMERICANA

Já Atlético-GO, Santos, Ceará, Internacional, São Paulo e Cuiabá são os times que irão disputar a segunda competição continental mais importante da América do Sul.

Vale lembrar que o Dourado ainda corria o risco de cair para a Série B com uma determinada combinação de resultados que não aconteceu. Já o Atlético-GO, que bateu o Flamengo, garantiria vaga na Libertadores se Fluminense ou América-MG tivessem tropeçado.

REBAIXADOS PARA A SÉRIE B

O Grêmio até venceu o Atlético-MG por 4 a 3, mas, ainda assim, amargou mais um rebaixamento na sua história. Isso acontece porque, além da derrota do Bahia, o Tricolor precisava que o Juventude perdesse para o Corinthians, o que não aconteceu

O outro rebaixado é o Bahia, que sofreu a virada para o Fortaleza, na Arena Castelão, e jogará a Série B em 2022. Assim, Grêmio e Bahia se juntam a Sport e Chapecoense como os clubes rebaixados para a segunda divisão. O Juventude, por sua vez, conseguiu escapar do rebaixamento, mas ficou na 16ª colocação, o que não o garante para nenhuma das competições continentais.