Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ferj chega a acenar com chance de presença de público em finais do Carioca; autoridades vetam

Entidade chega a marcar reunião para, na quarta-feira, Flamengo e Fluminense, definirem volta de público. Governo e Prefeitura vetam devido à cautela com pandemia de Covid-19

Definições em torno do Fla-Flu valeriam também para final da Taça Rio, entre Botafogo e Vasco (ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO)
Escrito por

Uma resolução divulgada nesta terça-feira pelo diretor do Departamento de Competições da Ferj, Marcelo Vianna, acenou com a chance de as finais do Campeonato Carioca, entre Flamengo e Fluminense, e da Taça Rio, entre Botafogo e Vasco, terem presença de público. Contudo, a Prefeitura do Rio de Janeiro e o Governo do Estado confirmaram, pouco depois, que jogos com a presença de torcidas estão proibidos de contar com torcedores. A informação foi divulgada pelo "GE" e confirmada pelo LANCE!. Em nota enviada ao L!, a Prefeitura detalhou:

"O Decreto Rio Nº 48425, de 13 de janeiro de 2021, que suspende temporariamente a presença de público em estádios e ginásios esportivos, está em vigor. Portanto, competições esportivas podem ser realizadas, porém sem público presente".


O governo do Estado do Rio de Janeiro também disse que, em função da pandemia, não há condições do futebol ter espectadores em suas arquibancadas. 

De acordo com o "GE", o Flamengo manifestou interesse em abrir um terço do Maracanã para torcedores. O acordo seria debatido na tarde desta terça-feira, em reunião com a Ferj e o Fluminense. As medidas valeriam para as finais da Taça Rio, entre Botafogo e Vasco.

Rapidamente, o Tricolor das Laranjeiras enviou uma nota se opondo à possibilidade dos jogos contarem com espectadores nas arquibancadas:

"O Fluminense Football Club desconhece e não recebeu, até o momento, qualquer convocação da Ferj para reunião que vise discutir a presença de público durante as finais do Campeonato Carioca. De antemão, o clube reafirma posição contrária à liberação de público nas finais, mantendo, como já faz desde o início da pandemia, o respeito e apoio as restrições determinadas pelas autoridades sanitárias, conforme o artigo 1º do Decreto Nº 48425 DE 13 DE JANEIRO DE 2021, da Prefeitura do Rio de janeiro (Art. 1º Suspende temporariamente a presença de público em Estádios e Ginásios Esportivos), ainda em vigor.


O Fluminense, em nome da ciência e da preservação das vidas continuará mantendo todas as cautelas na prevenção, como tem feito desde o início da pandemia, garantindo a máxima segurança a seus atletas, sócios, torcedores e funcionários", afirmou o clube.

O "GE" entrou em contato com o Governo do Estado, que citou o decreto número 47290, de 23 de setembro de 2020, para negar a hipótese das partidas terem público:

"Art. 1º FICAM AUTORIZADAS, somente para os municípios das regiões de saúde que estejam na bandeira amarela ou verde, jogos com presença de público em estádios de futebol.
§ 1º Deverá ser apresentado protocolo adequado para cada estádio onde ocorrer partida de futebol, validado pelas entidades desportivas e sanitárias locais, envolvendo ainda os setores de segurança pública, e outros necessários para sua implementação e fiscalização".

O município do Rio de Janeiro se encontra em "bandeira vermelha" e, portanto, não tem aval para abrir espaço ao público em jogos.

A resolução da Ferj trouxe a seguinte possibilidade:

"Indicar que em não havendo medida restritiva superior cogente e com base na obediência e em consonância com os termos do Decreto Municipal nº 48.845 de 06 de maio de 2021, e ainda, em rigorosa e estrita observância das regras sanitárias preconizadas para o combate à disseminação da Covid-19, estabelecidas pelas autoridades municipais e complementadas pelas diretrizes e normas descritas no Protocolo Jogo Seguro, as partidas de ida e volta a serem disputadas entre as equipes do CR Flamengo e Fluminense FC, decisivas do Campeonato Carioca, bem como aquelas disputadas entre Botafogo FR e CR Vasco da Gama, decisivas pela Taça Rio, poderão contar com a presença de público nos limites a serem definidos em Reuniões de Segurança que acontecerão no dia 12/05/2021, às 14h e 14:30h, respectivamente, e cujos Planos de Ação e Contingências serão devidamente publicizados.

A avaliação quanto a possibilidade de presença de público em partidas da Taça Rio estará diretamente vinculada à realização dos jogos no estádio do Maracanã, caso este seja o desejo dos clubes envolvidos, considerando que o referido estádio, no momento, é o único que encaminhou um plano de ação e contingência adequado para receber disputas contando com a presença de torcedores".