Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Executivos de futebol paranaenses pregam cautela em retorno ao futebol e elogiam situação do estado

Por conta da pandemia do coronavírus, o Paranaense foi interrompido justamente na fase de quartas de final

Rodrigo Pastana, Alex Brasil e Marcus Beck (Fotos: Albari Rosa e Divulgação)
Escrito por

A paralisação dos campeonatos estaduais no Brasil por conta da pandemia do Covid-19 mexeu com o cenário de diversas equipes no país e, no Paraná, a situação não é diferente. Com a pausa antes do início das quartas de finais do Paranaense, as equipes, agora, projetam um retorno seguro das atividades visando a conclusão da competição.

A curva de casos da pandemia no Brasil segue ascendente, mas alguns Estados já planejam uma reabertura de comércio, atividades e o fim do isolamento. No momento, o Paraná é a região do Sul do país com menos casos registrados, com 3.512 (1% de todo o país), cerca de metade de seus vizinhos Rio Grande do Sul (6.785) e Santa Catarina (7.016), segundo dados do Ministério da Saúde em 26 de maio.

A taxa de mortalidade e incidência de casos por 100 mil habitantes também são menores (1,4 e 30,7 respectivamente). Dessa forma, os executivos de futebol dos clubes da região já preveem um breve retorno do esporte no estado, mas só o farão se tiverem total segurança.

'É importante frisar que estamos tratando de retorno aos treinamentos. No Coritiba, contratamos um médico infectologista, o Dr. Jaime Rocha, para auxiliar e organizar as fases de execução. Possuímos mais de dez profissionais ligados à área da Saúde que prestam, diariamente, serviços aos atletas em um CT próprio, com toda higienização e segurança', afirmou o executivo do Coritiba, Rodrigo Pastana, que completou:

'Acredito que a segurança para o retorno dos campeonatos vem com o tempo de treinamento e melhores explicações de como se trabalhar "normalmente" com o risco de contágio. Temos muitos dos melhores profissionais da saúde trabalhando no futebol brasileiro, e isso é a maior "arma" para voltarmos a jogar em segurança'.

O Coritiba liderou a primeira fase da competição, com apenas uma derrota em 11 partidas (sete vitórias), e enfrentaria o Paraná nas quartas de final, carregando o favoritismo na busca pelo título da competição.

'É necessário um retorno com segurança a todos, atletas, comissão e funcionários. Apenas dessa forma sou favorável à retomada das competições. Essa pausa irá forçar uma reinvenção na gestão dos clubes, com maior carinho e cuidado. Os executivos que sabem gerir um time durante uma crise irão se sobressair, que é como estamos agindo desde o começo da temporada', disse Alex Brasil, do Paraná Clube.

Apesar da liderança e do favoritismo do Coritiba no Estadual, um dos times que surpreendeu na competição foi o Cascavel. Com 23 pontos, a equipe ficou a apenas um do líder da primeira fase, e entraria nas quartas de final contra o Rio Branco em busca de um inédito título.

Para a equipe, a retomada será complexa, já que a equipe não dispõe da mesma estrutura dos grandes rivais paranaenses, mas a meta para o retorno já está definida: trabalho, dedicação e empenho.

'A situação do Covid-19 no Paraná está "razoavelmente sob controle". Acredito que estamos próximos do retorno sim. Mas a retomada da rotina somente deverá acontecer se houver segurança. Alguns clubes, principalmente os menores, terão mudanças mais profundas em suas operações. O impacto foi muito grande', analisou o executivo do Cascavel, Marcus Vinícius Beck.

'Nossa campanha era muito boa até a parada. Precisaremos compensar, agora, com muito trabalho, dedicação e empenho para que consigamos atingir nosso objetivo maior. Não seremos os únicos que precisaremos nos desdobrar para recuperar o tempo perdido', completou.

Se retomado, o Campeonato Paranaense terá quatro confrontos para definir os semifinalistas da competição: Coritiba x Paraná, Operário x Cianorte, Cascavel x Rio Branco e Athletico x Londrina. Até o momento, a Federação local não se manifestou oficialmente quanto ao retorno, mas a Secretaria de Saúde autorizou a volta aos treinos no último dia 25.