Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Doria afirma que clubes paulistas não podem iniciar o Brasileirão antes do fim do Paulista; CBF responde

Segundo governador de São Paulo, postura está prevista na assinatura do protocolo para retomada do futebol no Estado. Entidade rebate e diz que tem apoio das agremiações

Federação Paulista de Futebol está alinhando suas decisões junto ao governo estadual (Foto: Reprodução/TV Cultura)
Escrito por

O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que os clubes de São Paulo não poderão iniciar as suas campanhas no Campeonato Brasileiro antes que o Paulista não seja encerrado. Em entrevista coletiva realizada na manhã desta segunda-feira, Doria diz que a medida foi assinada conjuntamente entre o governo estadual e a Federação Paulista de Futebol no protocolo para o reinicio do futebol em São Paulo.

– Se não me engano, faltam três rodadas para concluir o Campeonato Estadual. Sem concluir, os times de São Paulo não podem participar do Campeonato Brasileiro – disse João Dória, que completou:

– Estamos levando em conta também isso, os aspectos de saúde e o protocolo que assinamos com a Federação Paulista de Futebol, e esta, por sua vez, com todas as equipes da primeira divisão.

Diferentemente do que foi citado pelo governador, faltam duas rodadas para o fim da primeira fase do Paulistão, mais as fases quartas de final, semifinais e as duas partidas da decisão, totalizando a necessidade de seis datas para finalizar o Campeonato Paulista.

Retorno do Paulista

O Chefe do Executivo paulista também disse que não consultou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e que vai se reunir com o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, até a próxima semana para anunciar a data de retorno do Paulistão.

Corinthians, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos e São Paulo são as equipes paulistas que figuram na primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 2020, que está marcado para começar no dia 9 de agosto.

Reposta da Confederação Brasileira de Futebol

A CBF rebateu João Doria em nota oficial divulgada no início da noite desta segunda-feira. Segundo a entidade, os clubes paulistas aprovaram em reunião  a data para o início do Brasileirão. Inclusive, que se mostraram dispostos a "jogar fora de seus domínios, transferindo o seu mando de campo para outra cidade ou estado caso o seu local de jogo não esteja liberado nas datas de início das competições".

Confira a nota da CBF na íntegra:

A respeito da declaração do Governador de São Paulo, João Doria, em coletiva nesta segunda-feira, 6, sobre o Campeonato Brasileiro, a CBF afirma que:

1 - Os clubes de São Paulo aprovaram, em reunião no dia 25 de junho, com a presença dos 40 clubes das Séries A e B, as datas de 9 de agosto para o início da Série A do Campeonato Brasileiro e 8 de agosto para início da Série B.

2 - Para preservar estas datas, os clubes concordaram em jogar fora de seus domínios, transferindo o seu mando de campo para outra cidade ou estado caso o seu local de jogo não esteja liberado nas datas de início das competições. Essa decisão foi tomada em votação que contou com o apoio de 19 clubes da Série A, incluindo todos os de São Paulo.

3 – Os clubes de São Paulo disputantes do Campeonato Brasileiro da Série A reafirmaram sua posição em contato com a CBF, nesta segunda-feira, 6. A CBF e a Federação Paulista de Futebol (FPF) estão em permanente sintonia em relação aos temas de interesse do futebol brasileiro.

* Matéria atualizada às 21h21