Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Diretor da CBF diz que Primeira Liga não pode ser realizada em 2016

Diretor-geral da entidade, Walter Feldman, afirma que Liga Sul-Minas-Rio, organizadora do campeonato, já foi informada das sanções que clubes poderão sofrer

Walter Feldman, secretário-geral da CBF, faz alerta à Sul-Minas-Rio (Foto: Igor Siqueira)
Escrito por

A Primeira Liga não está liberada pela CBF para ser realizada em 2016. Previsto para ter início no dia 27 de janeiro, o torneio, organizado pela Sul-Minas-Rio, não poderá fazer parte do calendário oficial do futebol brasileiro. A afirmação foi feita por Walter Feldman, secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol, em entrevista à Rádio Itatiaia. Segundo Feldman, esta posição já foi passada a Gilvan de Pinho Tavares, presidente da Liga.

- Convocamos uma assembleia das federações e elas estipularam que a Liga Sul-Minas-Rio seria muito bem aceita se respeitasse o Estatuto das federações e da CBF, além do calendário nacional, mas isso não foi possível. O que fez com que no dia de ontem (quinta-feira) nós comunicássemos ao Gilvan de que não seria possível a autorização da CBF para a realização do torneio em 2016 - afirmou Feldman.


Feldman ressaltou que a competição, organizada por clubes insatisfeitos com suas respectivas federações e com a própria CBF, poderá ter dadas que coincidam com jogos das competições organizadas pela entidade.

- Desde o primeiro momento atendemos a reivindicação de 15 clubes acompanhado de pelo menos três federações. Apresentamos desde o início a dificuldade de evitar o conflito com o calendário nacional - disse.

De acordo com a rádio, com a posição da CBF, o torneio não poderia nem mesmo ser realizado em caráter amistoso, como afirmou Gilvan, recentemente. A entidade alertou aos clubes participantes da Primeira Liga que se infringirem o regulamento, eles sofrerão sanções que incluem, por exemplo, perdas de cotas de televisionamentos por transmissões em campeonatos estaduais e até punições aos times das divisões de base das respectivas agremiações.