Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Dependendo do Flu, Vasco já ajudou Tricolor em algumas ocasiões

Fluminense já foi ajudado pelo Vasco em outras oportunidades. Casos mais recentes&nbsp;foram em 2012, quando Cruz-Maltino auxiliou no Carioca e no Brasileirão<br>

Jorge Henrique e Jean disputam bola no último Vasco x Fluminense (Foto: Cléber Mendes/LANCE!press)
Escrito por

Após a rodada de número 37 do Campeonato Brasileiro, os torcedores do Vasco começaram a esquecer a inimizade com o Fluminense, já que o clube vai depender de um empate ou vitória do rival diante do Figueirense para seguir na Série A. E o ano não foi bom para um precisar do outro no momento mais importante da temporada. O racha entre as diretorias, polêmica entre os capitães Fred e Rodrigo, briga pelo lado direito da arquibancada no Maracanã. Tudo contribui para que as suposições de mesa de bar entrem em ação.

Desesperado, o torcedor vascaíno tenta se apegar em outras ocasiões, quando o Tricolor precisou do Vasco. E o Cruz-Maltino ajudou. Alguns estão usando até a letra de uma música banda O Rappa, que diz: "Aquela dívida de uns anos atrás está bem viva, você não lembra mais".

No primeiro rebaixamento do Fluminense, em 1996, a equipe das Laranjeiras brigava contra a degola e o rival de São Januário enfrentaria na reta final dois concorrentes diretos nesta luta: Criciúma e Bahia. Diante dos catarinenses, em Juiz de Fora, o Vasco fez sua parte e venceu o jogo por 4 a 2. Contra os baianos, fora de casa, derrota por 3 a 2, mas os cariocas foram prejudicado pelo arbitragem.

O caso mais recente de ajuda dentro de campo envolvendo os dois clubes aconteceu em 2012. Em duas oportunidades. Na última rodada da fase classificatória da Taça Guanabara daquele ano, o Tricolor precisava vencer o Bangu, além de torcer para um triunfo do Cruz-Maltino sobre o Boavista, o que acabou acontecendo. Nas finais daquele turno, os rivais se encontraram e o Fluminense levou a taça após vitória por 3 a 1. No Brasileirão da mesma temporada, o líder Flu precisava bater o Palmeiras e torcia por tropeço do Atlético-MG, que enfrentava o Vasco. O Tricolor venceu e o Gigante da Colina arrancou o empate.

'Querendo ou não, às vezes no subconsciente você pensa: "Vou correr para ajudar um rival?". Infelizmente isso prejudica o rendimento em campo, não jogamos da mesma maneira. Claro que não vamos entregar, mas a motivação é diferente. É complicado ficar motivado sem brigar por nada', Felipe, à época no Vasco, em 2010.

Agora, os vascaínos devem estar cantando outro trecho da música "A taxa é zero o juro é alto vamos conversar. Ressarcimento pagamento vamos negociar".
Declaração de ex-meia Felipe é relembrada

Se o Vasco já ajudou o Fluminense em algumas oportunidades, em outras o final não foi o mesmo. O ano era 2010 e o Tricolor lutava pela conquista do título brasileiro. Sem chances de Libertadores ou de rebaixamento, o Cruz-Maltino encarou na reta final os três postulantes ao caneco: Fluminense, Cruzeiro e Corinthians. E não venceu nenhuma.
Os tricolores compartilharam muito na internet após o fim da última rodado Brasileirão uma declaração do ex-meia Felipe, que defendia o Vasco, e afirmou na ocasião que era difícil entrar motivado.

– Querendo ou não, às vezes no subconsciente você pensa: "Vou correr para ajudar um rival?". Infelizmente isso prejudica o rendimento em campo, não jogamos da mesma maneira. Claro que não vamos entregar, mas a motivação é diferente. É complicado ficar motivado sem brigar por nada - disse o ex-jogador, em uma entrevista coletiva na Colina.

O Vasco visitou o Corinthians no Pacaembu e acabou derrotado por 2 a 0. Mesmo assim, o Fluminense acabou campeão. Curiosamente, Felipe acabou encerrando a carreira no Tricolor, no final de 2013.