Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Corinthians x Santos expõe sistemas distintos de Carille e Sampaoli

Enquanto Timão do técnico Fábio Carille prioriza a marcação forte, com uma linha de quatro bem organizada, Peixe de Jorge Sampaoli gosta de preencher o campo adversário 

Carille e Sampaoli se enfrentam neste domingo (Foto: Divulgação)
Escrito por

O clássico entre Corinthians e Santos colocará frente a frente dois sistemas de jogo distintos. Enquanto o Timão do técnico Fábio Carille prioriza a marcação forte, com uma linha de quatro bem organizada, o Peixe de Jorge Sampaoli gosta de preencher o campo adversário e valorizar a posse de bola.

Nos dias atuais, a definição do Corinthians é ser um time reativo, que defende-se bem e contra-ataca o adversário. Já o Santos propõe o jogo a todo instante, um trabalho considerado "raro" pelo próprio Carille.

- Característica dele não deve ter 5% que façam o que ele faz, acho que não tem. (...) É um início de trabalho brilhante - disse Carille, que analisou as diferenças nas escolas de treinadores que cada um teve.

- A minha é daquilo que aprendi que dá certo, com característica dos jogadores se encaixando, aprendi com Mano Menezes, Tite, é o que vejo em Simeone e Mourinho, mais de linha de quatro. Dele (Sampaoli), é mais de movimentação - afirmou Carille.

Apesar da diferença nos estilos de jogo das equipes, Santos e Corinthians são os primeiros em posse de bola e passes trocados nas nove primeiras rodadas deste Paulistão. O Peixe lidera os dois quesitos, com médias de 64% de posse e 441 passes certos, enquanto o Timão tem 57% e 432.

Quando o quesito é finalizações, porém, o Santos leva grande vantagem. São 16 chutes ao gol adversário por jogo, sendo seis certos, e o melhor ataque do Paulistão, com 19 gols.

O Corinthians, por sua vez, finaliza quase nove vezes por partida e só acerta o alvo em três oportunidades. O Timão marcou oito gols até agora no campeonato, sendo o quinto pior ataque.

Ciente dos estilos distintos, os treinadores se estudam para o confronto deste domingo, às 16h, na Arena Corinthians, pela décima rodada do Paulistão. Enquanto o Timão teve uma semana cheia, o Peixe entrou em campo na última quinta-feira. As equipes ainda fazem o último treino neste sábado antes do clássico.

- Estamos analisando um pouco da partida que já jogamos contra eles (amistoso na pré-temporada), a partida deles contra o Racing, além de outros aspectos. Teremos muito pouco tempo para essa partida, mas sabemos muito bem que vai ser um clássico bastante intenso, com dois sistemas muito distintos, que o Corinthians conhece muito bem e faz muito bem. Precisamos estar muito bem para superar um rival muito forte em sua casa - analisou Sampaoli.

- A gente tem que ser mais agudo, temos que nos preocupar. É uma equipe que joga para frente e dá espaço para contra-ataque, são estilos de jogo. Se eles saírem na frente, têm um contra-ataque muito forte. Temos que cuidar de todas as situações, ofensiva e defensivamente - opinou Carille.

O Santos está no Grupo A e é o líder geral do Paulistão, com 22 pontos. O Corinthians, por sua vez, é o primeiro colocado do Grupo C, com 14 pontos.

OS NÚMEROS DE CORINTHIANS E SANTOS NESTE PAULISTÃO:

POSSE DE BOLA
Santos - 64% (1º no quesito)
Corinthians - 57% (2º no quesito)

FINALIZAÇÕES
Santos - 16 por jogo (2º)
Corinthians - 8,8 por jogo (15º)

FINALIZAÇÕES CERTAS
Santos - 6,2 por jogo (2º)
Corinthians - 2,8 por jogo (16º)

PASSES CERTOS
Santos - 441,1 por jogo (1º)
Corinthians - 432,6 por jogo (2º)

LANÇAMENTOS
Santos - 31,1 por jogo (14º)
Corinthians - 32,8 por jogo (13º)

DESARMES
Santos - 16,7 por jogo (3º)
Corinthians - 14,3 por jogo (9º)

DRIBLES
Santos - 4,2 por jogo (3º)
Corinthians - 3,4 por jogo (7º)

FALTAS SOFRIDAS
Santos - 15,2 por jogo (8º)
Corinthians - 15,8 por jogo (7º)

FALTAS COMETIDAS
Santos - 14,6 por jogo (12º)
Corinthians - 10,9 por jogo (16º)

CRUZAMENTOS
Santos - 27,9 por jogo (1º)
Corinthians - 23,2 por jogo (6º)

ESCANTEIOS
Santos - 8,4 por jogo (1º)
Corinthians - 4,4 por jogo (13º)

Carille e Sampaoli: estilos de jogo distintos (Foto: Divulgação)