Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Corinthians 
escudo default
1
1
escudo default
São Paulo

Corinthians empata com o São Paulo na Arena e vai à final do Paulistão

Jô marca em lance polêmico, Pratto empata, e Timão enfrentará a Ponte Preta na decisão do Estadual como há 40 anos. Lotada, Arena recebeu 'festa na favela' da Fiel torcida

Miguel SCHINCARIOL
Escrito por

O que é necessário para uma "festa na favela" corintiana? Eliminar um rival? Arena lotada? Classificação à final? Mesmo sem vitória alvinegra, teve tudo isso e mais um pouco na tarde deste domingo, em Itaquera. No dia do padroeiro São Jorge, o Timão empatou com o São Paulo em 1 a 1 e garantiu classificação para decisão do Campeonato Paulista. O adversário na busca pelo título será a Ponte Preta, como há 40 anos, quando o clube de Parque São Jorge acabou com uma fila de 23 anos.

Esta, porém, não é a única história que se repete. Assim como nos outros quatro clássicos do Corinthians na temporada, Jô foi protagonista. Nos acréscimos do primeiro tempo, o atacante balançou a rede, mantendo a média de um gol por jogo contra rivais em 2017.

O tento saiu em lance polêmico. O camisa 7 recebeu cruzamento de Jadson em impedimento e finalizou sem chances para Renan Ribeiro. Os alvinegros, porém, alegam que a bola desviou em Pratto, o que validaria a jogada.


Os tricolores podem até questionar a arbitragem, mas não dá para reclamar de má sorte. Assim como foi no Morumbi, na última semana, quando perdeu por 2 a 0, o São Paulo não teve boa atuação. Mesmo com mais posse de bola, a equipe comandada por Rogério Ceni teve dificuldades para criar. Principais responsáveis pela criação, Cícero e Cueva estiveram apagados e não conseguiram municiar Pratto e Gilberto, que começaram juntos como titulares pela primeira vez.

O Timão esperou o rival, controlou a partida e ainda levou perigo em contra-ataques, como em cabeçada de perigosa de Pablo e chute na trave de Romero.

No segundo tempo, em vantagem, o Corinthians controlou o jogo e os nervos. O São Paulo teve dificuldades com ambos. Na bola, Pratto empatou, mas não foi suficiente. Na raça, Thiago Mendes passou do ponto e acabou expulso, aos 41 minutos do segundo tempo, após carrinho em Léo Jabá.

Era o que faltava para os mais de 43 mil corintianos puxarem os coros de "eliminado" e "olé". Os aplausos no fim só reforçaram a mensagem da Fiel ao time exibida em mosaico nas arquibancadas antes de a bola rolar: "tu és orgulho!"

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1 X 1 SÃO PAULO
Local: Arena Corinthians, São Paulo (SP)
Data-Hora: 23/4/2017 - 16h
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro e Herman Brumel Vani (SP)
Público/renda: 43.008 pagantes/ R$ 2.667.936,30
Cartões amarelos: Rodriguinho, Guilherme Arana, Léo Jabáe Jadson (COR): Wesley e Chavez (SAO)
Cartões vermelhos: Thiago Mendes (SAO)
Gols: Jô 46'/1ºt (1-0); Pratto 36'/2ºt (1-1)

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo, Guilherme Arana (Moisés 34’/2º T); Gabriel, Maycon, Jadson, Rodriguinho e Romero (Léo Jabá 31’/2ºT); Jô (Kazim 38’/2ºT) . Técnico: Fábio Carille

SÃO PAULO: Renan Ribeiro, Wesley, Maicon, Rodrigo Caio e Juniorr Tavares (Luiz Araújo 11’/2ºT); Jucilei, Thiago Mendes e Cícero; Cueva (Thomaz 24’/2ºT), Gilberto (Chavez 11’/2ºT) e Pratto. Técnico: Rogério Ceni