Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Copa do BR: Galo quase se complica mas abre vantagem nas quartas

Pratto faz o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Juventude, que embora seja de Série C e não tivesse quatro titulares, engrossou no Mineirão. Tite acompanhou a partida

Pratto faz o gol da vitória magrinha do Atlético-MG sobre o desfalcado Juventude pelas quartas de final da Copa do Brasil (Foto: Dudu Macedo)
Escrito por

 O Atlético Mineiro recebeu no Mineirão o Juventude nesta quarta-feira, na partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil e abriu vantagem, vencendo por 1 a 0, gol de Pratto no primeiro tempo.  Mas o resultado mascarou a irregularidade do Galo, que não jogou bem. O Juventude, mesmo focado na luta pelo acesso à Série B e sem quatro titulares, fez um jogo de igual para igual a partir dos 25 minutos do primeiro tempo e,  comandado pelo camisa 10 e capitão Roberson, criou ótimas chances de gol, merecia ter empatado e mostrou-se muito bem encaixado por Antonio Carlos Zago. 

Com o resultado, o Galo joga pelo empate a partida de volta, dia 19/10 em Caxias do Sul, para assegurar vaga nas semifinais e enfrentar Santos ou Internacional. O Juventude, campeão da Copa do BR em 1999, precisará vencer por 1 a 0 para decidir a vaga nos pênaltis, ou por dois ou mais gols para classificar-se de forma direta.  Caso o Juventude vença por um gol de dioferença a partir de 2 a 1, o Atlético avança.

 
O jogo teve ótimo público (36.846) e contou com a presença de Tite. O treinador da Seleção Brasileira que visitara a Cidade do Galo e estava nas tribunas também para prestigiar o Juventude (clube que ele acompanhava quando criança em Caxias do Sul, sua cidade natal, e que ele treinou no início do século. No intervalo, Tite concedeu uma rápida entrevista, quando elogiou muito Rafael Carioca:

-  Seu diferencial é a qualidade técnica no passe passe vertical, além de ser um jogador que desarma armando as jogadas, o que faz o adversário não conseguir estruturar a sua marcação.  


O JOGO


Focado na decisão contra o Fortaleza pelas quartas de final da Série C - duelo que valerá ao vencedor a volta à Série B do Brasileiro em 2017 -  o Juventude entrou em campo quase com um time B, sem o zagueiro Klaus, o volante Vacaria e o atacante Hugo, além do meia Felipe. Já o Galo só não contava com Marcos Rocha (machucado) e Fred (já defendeu o Fluminense na competição), já que o zagueiro Erazo se recuperou a tempo.

Só que o equatoriano não ficou muito tempo em campo Logo aos seis minutos, numa dispta pelo alto com o atacante Caion, os dois chocaram a cabeça e Erazo sofreu um grande corte, que sangrou muito. Grogue e precisando fazer a sutura, o defensor foi substituído por Gabriel

Em casa e bem mais forte tecnicamente, não foi surpresa alguma o Atlético tomar conta do  jogo nos primeiros minutos.  De tanto pressionar, saiu o gol aos 16 minutos. Lucas Pratto recebeu próximo da área, virou o jogo para a infiltração do lateral Carlos Cesar pela direita e entrou na área para receber o passe e fazer 1 a 0.  E só não foi 2 a 0 aos 19, porque após cruzamento de Robinho, Pratto ajeitou de peito para Urso mandar a bomba, mas a zaga salvou. 

O jogo estava bom para o Galo, mas o Juventude tinha seus trunfos, um deles era velocidade de Romarinho. Aos 30, ele recebeu de Roberson e fez grande jogada em cima de Carlos Cesar, cruzando para o chute de Roberson, que Rafael Carioca chegou cortando, mas que ainda assim bateu na trave.

Esse lance deu ânimo para o time gaúcho equilibrar o jogo - o Galo quase parou -  e voltar a ter ótima chance aos 44, um chute de fora da área de Pará que Victor espalmou para escanteio.

O segundo tempo começou com o Galo muito apático, deixando o Juventude dominar o setor de criação e quase empatar a partida quando Roberson - o melhor em campo - fez grande jogada pela direita e rolou para Wallacer, livre, chutar para fora.

O Galo só voltou ao jogo depois dos dez minutos, mas estava com problemas na criação e isso fez o treinador Marcelo Oliveira tirar Cazares (muito apagado) e colocar Dátolo.  Só que a expulsão de Carlos Cesar (já tinha amarelo e fez falta dura em Wanderson) fez o time recuar, segurando o 1 a 0.


FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO MINEIRO 1 X 0  JUVENTUDE 
COPA DO BRASIL - QUARTAS DE FINAL 
LOCAL:
 Mineirão, Belo Horizonte (MG)
DATA E HORÁRIO:  28/9/2016 - 19h30min
ÁRBITRO: Vinícius Furlan (SP)
AUXILIARES: Marcelo Carvalho Van Gasse e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
CARTÕES AMARELOS: Carlos César e Robinho (ATL)
CARTÕES VERMELHOS: Carlos César (ATL, 23'/2ºT)
RENDA E PÚBLICO: R$ 963.000,00 / 36.846 pagantes
GOL: Lucas Pratto, 16'/1ºT (1-0)

ATLÉTICO-MG: Victor; Carlos César, Leonardo Silva, Erazo (Gabriel, 9'/1ºT)  e Fabio Santos; Rafael Carioca, Junior Urso, Cazares (Dátolo, 19'/2ºT), Clayton (Patric, 24'/2ºT); Robinho e Lucas Pratto. TEC: Marcelo Oliveira

JUVENTUDE: Elias; Neguete (Caprini, 26'/2ºT), Micael, Ruan e Pará; Wanderson, Bruninho, Romarinho e Wallacer; Roberson (Vidal, 17'/2ºT) e Caion. TEC: Antonio Carlos Zago​