Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Consórcio entra com recurso para impedir jogo do Vasco no Maracanã

Ingressos já estão à venda para o jogo entre Vasco e Sport, pela Série B do Campeonato Brasileiro, mas o Consórcio do Maracanã tenta reverter decisão da Justiça do Rio de Janeiro

Utilização do Maracanã é protagonista em imbróglio judicial (Foto: Mariana Sá / LANCEPRESS!)
Escrito por

Após a Justiça do Rio de Janeiro autorizar a realização do jogo entre Vasco e Sport, no próximo dia 3 de julho, no Maracanã, o Consórcio entrou com um recurso, nesta terça-feira, para impedir a realização da partida no local. Enquanto o imbróglio judicial permanece, as vendas dos ingressos seguem sendo realizadas pelo Cruz-Maltino.

+ Vasco terá que acelerar ritos de venda da SAF para aproveitar próxima janela de transferência

A reportagem do LANCE! teve acesso ao documento enviado por Flamengo e Fluminense no processo, nesta terça-feira.

Como concessionários do Maracanã, a defesa argumenta que cabe ao Flamengo e ao Fluminense gerir a operação e manutenção do estádio, conforme descrito no Termo de Permissão de Uso, destacando o prejuízo ao gramado e que, ao longo do período do contrato, os clubes já investiram mais de R$ 18 milhões no estádio - sendo quatro milhões na reforma mais recente, nesta temporada.

Assim, pede o efeito suspensivo imediato da decisão que autorizou a realização do jogo entre Vasco e Sport, no próximo domingo, às 16h.

O Consórcio Maracanã - que tem o Flamengo como permissionário e o Fluminense interveniente anuente - havia vetado a realização da partida entre Vasco e Sport no estádio, um pedido do clube desde o dia 15 de junho. A alegação foi que o palco poderia ter dez jogos no mês, o que pode afetar o estado do gramado.

Com isso, o Vasco entrou com um pedido liminar na Justiça para poder enfrentar o Sport no Maracanã, pela 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Desse modo, a Casa Civil notificou as partes envolvidas e, na segunda-feira, autorizou a realização da partida.

LESÃO DE GABIGOL É CITADA PELA DEFESA

Além dos investimentos feitos por Flamengo e Fluminense e os direitos e deveres dos clubes como concessionários do Maracanã, a defesa trouxe vários elementos para defender a preservação do gramado e a não realização do jogo entre Vasco e Sport no local.

É citado que o Tricolor atuará no sábado, dia 2, contra o Corinthians no Maracanã, e o Rubro-Negro recebe o Tolima, no dia 6, pela Libertadores: "o jogo até então mais importante do ano", destaca-se.

Entre os argumentos, a condição do gramado é citada como risco à saúde dos jogadores. Assim, a lesão do atacante Gabriel Barbosa, do Flamengo, em 2020, também consta no documento. Confira abaixo!

"No ano de 2020, o atleta Gabriel Barbosa – carinhosamente chamado pela torcida de Gabigol – sofreu uma séria contusão ligamentar no tornozelo, em partida disputada pelo FLAMENGO contra o Independiente del Valle, válida pela Copa Libertadores daquele ano. E, ao sair de campo, fez duras críticas ao gramado do Maracanã:

“Em disputa normal, o jogador pisou em falso, caiu sentindo muitas dores e foi substituído minutos depois. Ele saiu gesticulando, chutou a grama e deu a entender que o recém-reformado gramado do Maracanã foi responsável pela lesão ”.

Conquanto uma lesão ligamentar de um atleta de alto rendimento apresentar inúmeras causas possíveis, o inconformismo do jogador envolvido na situação apenas reforça o fato de que o gramado do Maracanã, àquela época, já apresentava sinais claros de desgaste e necessidade de intervenção."