Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Conselho de medicina notifica clubes cariocas sobre volta aos treinos; Presidente explica procedimento ao L!

CREMERJ notificou departamentos médicos dos clubes cariocas sobre a orientação de não retornar aos treinos neste momento

Flamengo lidera movimento no Rio de Janeiro por retorno aos treinos (Foto: Alexandre Vidal - Flamengo)
Escrito por

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro enviou um ofício nesta quarta-feira a todos os clubes do Campeonato Carioca sobre o retorno aos treinamentos durante a pandemia da COVID-19.

Em documento assinado pelo presidente da entidade obtido pelo L!, o CREMERJ pede explicações sobre o retorno dos clubes aos treinamentos.

- Tendo em vista a recomendação das Câmaras Técnicas de Infectologia e Medicina Desportiva, e considerando o disposto no Código de Ética - Capítulo IIII - CFM, da Resolução CFM 2217/2018, em seu artigo 1° "causar dano ao paciente, por ação e omissão, caracterizável por imperícia, imprudência ou negligência, bem como o disposto no artigo 17°, "deixar de cumprir salvo por motivo justo as normas emanadas pelo Conselho Regional de Medicina", oficiamos V.Sa. para que demonstre a esse Conselho se está ocorrendo treinamento de atletas. - diz o documento.

Presidente do CREMERJ fala ao L! e explica procedimento

Em entrevista exclusiva ao LANCE!, o presidente da entidade Sylvio Provenzano explica que se trata de um procedimento padrão da CREMERJ, enviado A todos os clubes cariocas, passando a orientação oficial do conselho médico.

- Aquele documento não foi enviado somente ao Dr. Márcio Tannure, mas sim a todos os responsáveis técnicos dos departamentos médicos dos clubes do Rio. É para saber com relação ao reinício das atividades. Houve um parecer da Câmara Técnica de Medicina do CREMERJ que achava que o momento não era o mais apropriado para o reinício das atividades. Fez-se uma ressalva que atividades de fisioterapia para a recuperação de jogadores lesionados, por se tratar de algo de natureza médica, seriam permitidas, desde que tanto os atletas quanto os médicos fossem submetidos à testagem (do coronavírus), o que no caso do Flamengo está acontecendo sim - explicou Sylvio, que completou:

- O parecer foi que treinamentos e partidas ainda não são recomendados. A cada semana os números (de casos) da cidade são revistos, e evidentemente o parecer também deverá ser revisto. Mas, no momento, foi enviado só para que eles (clubes) tomem ciência deste parecer e expliquem se houve o reinício ou não. É uma rotina do Conselho -.

O presidente também explica que não se trata de uma norma, mas sim de uma orientação fornecida pelo conselho de que não é recomendável a prática do futebol, praticamente descartando maiores consequências aos responsáveis médicos dos clubes.

- Não é uma norma. Uma norma é uma regra a ser aplicada e seguida pelo profissional. É uma recomendação. É uma orientação fornecida pelo CREMERJ de que não é recomendável a prática (do futebol). Evidentemente que se acontecer alguma coisa, o conselho tem o direito, a qualquer momento, de chamar o profissional em atividade e dizer "Olha, isso é sua responsabilidade". Há uma diferença entre recomendação e norma. O CREMERJ foi uma orientação - finalizou.