Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Comitê Internacional decreta o fim das cinco substituições no Carioca

CBF acata medida imposta pela Ifab que já passa a valer a partir da 4ª rodada

Botafogo e Fluminense, no primeiro clássico do Carioca (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Escrito por

Uma das inovações do Campeonato Carioca 2018 era a possibilidade de utilizar cinco substituições, ao invés de três. A partir da quarta rodada da Taça Guanabara isso não será mais possível. O Comitê Internacional das Associações de Futebol (Ifab, em inglês) não permite mais de três substituições por jogo. A Ferj, como responde a CBF, tem que acatar as regras impostas pela Ifab, com isso, o diretor de competições da Ferj, Marcelo Vianna, divulgou uma nota que sentencia o fim das mais de três substituições por jogo.

A nova medida dividiu opiniões entre os técnicos, jogadores e torcedores. Entre as vantagens, a nova regra traria uma rotatividade maior entre os jogadores que, assim, diminuiria o desgaste. Por outro lado, a medida soou confusa para alguns, o técnico Abel Braga, do Fluminense, declarou, após o jogo contra o Boavista, na estreia do Carioca, que achou as mudanças "confusas".

- A federação é ótima. É brilhante. Não está vendo a confusão das substituições agora? - ironizou o treinador

Vale ressaltar que a medida foi imposta pela Ferj com o campeonato já em andamento. A nova regra passou a valer a partir do dia 8 de janeiro, e a fase preliminar do Campeonato Carioca começou no dia 20 de dezembro de 2017.