Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Clubes do Rio reforçam interesse pela continuidade do Carioca, em reunião

Dirigentes de Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco, além de representantes da federação e do sindicado de atletas, vão fazer nova reunião na semana que vem

Clubes se reuniram para tratar a continuidade do Campeonato Carioca (Foto: Reprodução/Twitter)
Escrito por

Por meio de uma videoconferência realizada na tarde desta quarta-feira, representantes do clubes que disputam a elite do Campeonato Carioca se reuniram e reforçaram o interesse na manutenção do Estadual, apesar da indefinição quanto a datas, causada pela pandemia do novo coronavírus. 

Houve ratificação em relação ao desejo de conhecer o vencedor deste ano no campo, descartando a hipótese de que a disputa seja encerrada antes das finais. Participaram da reunião, por vídeo-conferência, presidentes de Botafogo, Fluminense e Vasco. O Flamengo foi representado pelo diretor-executivo Bruno Spindel, e por Cacau Cotta, diretor de relações externas. Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), e pessoas do sindicatos dos atletas e dos treinadores também estiveram na chamada.

A paralisação, a princípio, está mantida pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), com o congelamento das datas - ainda há incógnita se a competição será disputada concomitante ao Campeonato Brasileiro, por exemplo.

Anteriormente, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) havia assegurado a disponibilidade de datas. O Carioca foi paralisado antes da 4ª rodada da Taça Rio - cabe lembrar que o Flamengo saiu vencedor da Taça Guanabara.

Por enquanto a decisão é unânime, mas, no Vasco o presidente Alexandre Campello já admitiu publicamente que talvez não tenha condições de terminar o Carioca. O dirigente acredita que o limite seria começar em maio. Depois, disso, seria melhor priorizar o Brasileiro. De qualquer forma, os mandatários vão fazer uma nova rodada de discussão no próximo dia 10.

SUSPENSÃO DE COTA DA GLOBO

Presidentes de Botafogo, Fluminense e Vasco participaram da reunião, enquanto o Flamengo teve como principal representante Bruno Spindel, diretor de futebol do clube. Em pauta também esteve a suspensão do pagamento da última cota da Rede Globo, detentora dos direitos do Carioca.

O Flamengo não é afetado neste caso, já que não possui um acordo com a emissora, porém há união entre os clubes para que um documento assinado por todos seja enviado, com o intuito de a medida da Globo ser repensada. 

Nos mesmos moldes: há uma nova reunião prevista para a próxima semana.

​VEJA O QUE FOI ACORDADO DE FORMA UNÂNIME:

1) Só retornar com a competição após orientação e diretriz positiva dos órgãos de saúde;

2) Finalizar o Campeonato Carioca em campo, na forma do regulamento;

3) Manter entendimentos com a CBF para desenhar cenários do calendário e cobrar informativos, constantes e periódicos de suas posições e ações que estão sendo realizadas para minimizar os impactos da situação atual sobre o futebol e os caminhos futuros;

4) Encaminhar documento à TV Globo sobre sua decisão de suspender o pagamento da última quota, faltando menos de uma semana para quitar a obrigação, fato inédito em mais de 25 anos de simbiose.

5) Reavaliação e nova reunião dia 10 de abril.