Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Clube-empresa: dirigentes de clubes se reúnem com presidente da Câmara

Representantes de 14 clubes brasileiros, sendo seis da Série A, se encontraram nesta quarta-feira com Rodrigo Maia para debater pontos antes de iniciar tramitação

Rodrigo Maia é o presidente da Câmara dos Deputados (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
Escrito por

Nesta quarta-feira, em Brasília (DF), dirigentes de 14 clubes, sendo seis da Série A do Campeonato Brasileiro, se reuniram com Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, para tratar o assunto "clube-empresa". Na conversa, foi discutido o projeto de lei que cria incentivos para que os clubes virem empresas. Participaram da reunião na residência oficial da Câmara representantes do Flamengo, Corinthians, Santos, Athletico-PR, Cruzeiro, Botafogo, Ponte Preta, Atlético-GO, Vila Nova-GO, Bragantino-SP, Ferroviária-SP, Botafogo-SP, São Bento-SP e Gama-DF.

Na reunião, os dirigentes dos clubes debateram pontos do projeto, como a previsão de cobranças de impostos regulares a todas as agremiações de futebol – independente de se tornarem empresas ou não. Atualmente, os clubes são isentos do pagamento de Confins, Contribuição Social Sobre Lucro Líquido (CLSS), Pis e Imposto de Renda (IR). Também foi debatido no encontro a necessidade de um novo refinanciamento das dívidas tributárias dos times. Foi comemorada a sugestão para o possível fim dos direitos trabalhistas para os atletas. As informações são do site do "Globoesporte.com".

– O Botafogo também está já fazendo seu projeto que vai ser acoplado caso passe esse projeto do clube-empresa. Então, ficamos muito contentes e vamos torcer pra que isso aconteça logo este ano. É muito importante para todos os clubes – disse Nelson Mufarrej, presidente do Botafogo, único dirigente a falar com a imprensa após a reunião. O Alvinegro tem a expectativa que a proposta comece a tramitar no Congresso até o fim de setembro.

A proposta de clube-empresa é de autoria do deputado federal Pedro Paulo (DEM-RJ). Ela possibilita que times de futebol – atualmente sem fins lucrativos – se tornem sociedades anônimas ou limitadas, passando a ter investidores e podendo, inclusive, ofertar ações na Bolsa de Valores. Caso aprovado na Câmara, segue para o Senado, onde o senador Romário foi escolhido com relator. No projeto, também está sendo tratado um refinanciamento de dívida com redução de 50% dos juros e pagamento em 240 parcelas. O plano de pagamento teria de ser apresentado à Justiça e aos credores.